12.25.2009

"ELE É O CARA" Lula é eleito a personalidade do ano


Lula escolhido o ‘homem do ano'
Pela primeira vez, ‘Le Monde’ aponta a sua principal personalidade do planeta. Presidente ‘mudou a cara do continente’

Paris (França) - O importante jornal francês ‘Le Monde’ elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o “Homem do ano 2009”. É a primeira vez que o diário faz deferência a uma personalidade de destaque durante os últimos 12 meses, a exemplo do que a revista americana ‘Time’ já faz desde 1927.

A publicação francesa já sinalizara em setembro que aprovava o trabalho do presidente brasileiro, quando afirmou que Lula estava certo ao prever que a crise mundial desencadeada em 2008 seria “uma marolinha” no Brasil. No início deste mês, Lula já havia sido eleito a personalidade do ano pelo jornal espanhol ‘El País’.

A escolha do presidente brasileiro é justificada na capa e numa reportagem de quatro páginas na revista do jornal, que é publicada semanalmente. Além de lembrar a trajetória de Lula desde os tempos de sindicalista, o jornal diz que o político “mudou a cara da América Latina”.

“Aos olhos de todos, Lula encarna o renascimento de um gigante”, diz o texto. “Embandeirado dos países emergentes, mas também do mundo em desenvolvimento do qual se sente solidário, o presidente brasileiro, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento”, acrescenta.

A luta do petista contra as desigualdades sociais e a defesa do meio ambiente também são citadas, assim como o fato de ele não ter tentado modificar a Constituição para um terceiro mandato. O ‘Le Monde’, porém, lembra os recentes escândalos de corrupção e os casos de nepotismo denunciados no País.

O nome de Barack Obama, que no início do ano se tornou o primeiro presidente negro dos EUA e ganhou o premio Nobel da Paz, chegou a ser cogitado, mas, segundo o ‘Le Monde’, ele mereceria mais ser eleito o “homem do ano” em 2008.

Globo.com

Nenhum comentário: