12.26.2009

(BRAZIL COM Z) Gilmar Mendes fez a infelicidade de um menino de nove anos e de 193 milhões de brasileiros

Menino Sean chega ao Consulado agarrado ao padrasto brasileiro

O garoto vinha sendo motivo de uma disputa judicial entre Goldman e a família brasileira da mãe, Bruna Bianchi, que se separara de Goldman e trouxera a criança para o Brasil. Bruna morreu durante o parto de seu segundo filho, deixando Sean sob os cuidados do padrasto e dos avós.


Sérgio Tostes, o advogado da empresária Silvana Bianchi, avó da criança, disse que o garoto será levado para os Estados Unidos em um avião fretado pelo governo norte-americano. "Tentamos de todas as maneiras que a avó acompanhasse o menino no voo, mas o governo americano negou. E o governo brasileiro aceitou", criticou o advogado, ao deixar a casa de Silvana, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. O consulado dos EUA, no entanto, nega a informação de fretamento da aeronave.

O menino chegou em um carro acompanhado da avó e do padrasto, João Paulo Lins e Silva, em meio a grande tumulto, visto que o veículo foi estacionado a cerca de 200 metros do consulado e seus ocupantes percorreram o caminho a pé, trocando empurrões com repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Sean e a avó estão vestidos com camisas da Seleção Brasileira.

Na manhã desta quarta, Sérgio Tostes anunciou que a família não recorreria mais à Justiça e reconheceu a vitória judicial de David Goldman.

STF FICA AINDA MENOR: GILMAR MENDES CEDE À CHANTAGEM DOS EUA - Celso Lungaretti
Escrito por Celso Lungaretti
quarta, 23 dezembro 2009

"A autofagia causa insegurança jurídica e é contrária, não a quem praticou o ato, mas à instituição. Sai menor o Supremo."

A frase é do ministro Marco Aurélio Mello, que já presidiu efetivamente o Supremo Tribunal Federal e hoje é o presidente moral: encarna o espírito de Justiça que ninguém consegue vislumbrar nas decisões, declarações e intenções do presidente efetivo.

Nesta terça-feira (22), Gilmar Mendes, por três bilhões de motivos, fez a infelicidade de um menino de nove anos e de 193 milhões de brasileiros.

A do menino, porque será separado dos parentes que identifca como sua verdadeira família e da irmãzinha querida, para viver com um pai que mal conhece, num país estranho e frio.

A de nós, brasileiros, porque Mendes agiu em nosso nome ao cassar em tempo recorde a liminar de Marco Aurélio, que resguardava Sean da vil razão de Estado.

A celeridade foi a mesma de quando ele respondeu à prisão do banqueiro Daniel Dantas com sua metralhadora de expedir habeas-corpus.

Com isto, Mendes nos emasculou e tornou indignos: todos os brasileiros carregamos agora o estigma de havermos sacrificado um inocente à chantagem de um senador estadunidense, sem conceder-lhe sequer o direito de ser ouvido antes da condenação.

Fica estabelecido que, quando qualquer país ou cidadão estrangeiro quiser impor sua vontade ao Brasil, basta recorrer ao Supremo, associando ao pleito uma ameaça de grandes proporções.

Já lá se vão quatro décadas que um dos temas da inesquecível peça teatral Arena Conta Tiradentes fez este diagnóstico terrível: "Eu sou brasileiro, mas não tenho meu lugar,/ pois lá sou estrangeiro, estrangeiro no meu lar./ A quem não é de lá, essa terra tudo dá,/ essa terra não é minha, é de quem não vive lá".

Agora, até nossos menores estamos dando. Atendendo às conveniências dos exportadores, vamos colocar Sean num contêiner e o despacharemos para os EUA, como mais uma mercadoria exportada.

E, para nosso incomensurável opróbrio, o fornecedor especificado não será "Gilmar Mendes", nem "STF". Será "Brazil".


Avó brasileira critica decisão de Gilmar Mendes e diz que S.G. está "triste"- Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro


Silvana Bianchi, a avó brasileira de S.G., 9 anos, disse que o garoto está "triste" com a decisão da Justiça brasileira que determina sua volta aos Estados Unidos. "Ele não queria ir", disse Bianchi, em entrevista ao iG.

"A guerra acabou", diz advogado da avó de S.G.
S.G. deve ser entregue a consulado até quinta-feira
Permanência de S.G. no Brasil contraria tratado, diz STF

Na terça-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, determinou que o garoto fosse levado aos Estados Unidos, restabelecendo uma decisão do Tribunal Regional Federal da 2a Região e cassando liminar do colega Marco Aurélio Mello, que ordenava a permanência do menino no Brasil.

Com a decisão do Supremo, S.G. não será ouvido pela Justiça. "O Gilmar Mendes cassou um direito dele de se expressar, de abrir a boca e dizer que não quer ir", afirmou Bianchi. "Dentro do País dele, ele não é respeitado. Aqui dentro tem a lei da mordaça, se troca criança por acordo financeiro e econômico".

A avó disse acreditar que a volta aos Estados Unidos será "um trauma do tamanho de um bonde" na vida de S.G. "Essa criança não é um pacote que você despacha de um país para outro. Essa criança tem alma, é uma pessoa cujos direitos não estão sendo respeitados", protestou. "Para que existe Estatuto da Criança e do Adolescente? Para limpar chão?"

Apesar das críticas, Bianchi confirmou a informação dada anteriormente por seu advogado, Sérgio Tostes, de que a família brasileira não irá recorrer da decisão do STF. Ela informou que ainda não conversou com David Goldman, o pai americano de S.G., mas garantiu que advogados negociarão a entrega do menino, que deve ser feita até 9h de quinta-feira.

Bianchi afirmou, ainda, que pretende acompanhar o neto na viagem, mas disse que não está encontrando um voo para os Estados Unidos. "Ele é meu neto, está há cinco anos comigo e não vou largá-lo como se fosse um pacote que se despacha como um Sedex", acrescentou.

S.G. veio para o Brasil em 2004 com a mãe, a estilista Bruna Bianchi. No Brasil, Bruna separou-se de David Goldman, não retornou aos EUA e, posteriormente, casou-se com o advogado João Paulo Lins e Silva. Em agosto de 2008, Bruna morreu após o parto da segunda filha. De lá para cá, Goldman e Lins e Silva disputam a guarda do menino.

G1.com

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

GILMAR MENDES - HERANCA MALDITA DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE.
NA EPOCA COMO CHEFE DA ADVOCACIA GERAL DA UNIAO, EM 8 ANOS CONCEDEU O% DE REAJUSTE AOS FUNCIONARIOS PUBLICOS E AGORA COMO PRESIDENTE DO STF FAZ CONCECOES A BANQUEIROS CORRUPTOS (DANIEL DANTAS) E FAZ TUDO PARA PREJUDICAR O GOVERNO LULA, COM MEDIDAS QUE ENLAMEIAM A JUSTICA BRASILEIRA.