1.07.2010

Frutas que ajudam no emagrecimento saudável


Saiba quais frutas ajudam no emagrecimento saudável
Algumas frutas dão a sensação de saciedade podem segurar a fome por duas horas. É preciso ter cuidado com mamão, melancia, abacaxi, uva e banana porque essas frutas têm poucas fibras solúveis.

Ameixa, morango, goiaba... São algumas das frutas que são aliadas para um emagrecimento saudável. Veja quais as frutas que dão sensação de saciedade... Deixam a gente sem fome por até duas horas.

Muitas folhas na salada. Melhor ainda se o verde for bem escuro como na couve, na rúcula, no agrião, e no espinafre. Além das fibras elas têm as três substâncias capazes de controlar o cérebro.

“Uma é a vitamina B6, que melhora o seu estado de humor, o magnésio que fala com o seu cérebro para ele ter calma nas decisões e o ácido fólico que é uma vitamina antidepressiva”, explica Patrícia Alves Soares, nutricionista.

Anote agora as frutas que realmente tapeiam a fome por pelo menos duas horas:

* ameixa – duas unidades = 80 calorias
* morango – 12 unidades = 100 calorias
* pêra – 1 unidade = 70 calorias
* mexerica – 2 unidades = 40 calorias
* goiaba – 1 unidade = 100 calorias

“A fibra solúvel vira um gelzinho no nosso organismo. Este gel retém o açúcar então se o açúcar chega vagarosamente até o sangue você tem menos fome”, diz a nutricionista.

Cuidado com o mamão, a melancia, o abacaxi, a uva e a banana. Estas frutas têm poucas fibras solúveis e muito açúcar.

“Quando você come com maior teor de açúcar imediatamente você tem a sensação de saciedade. Só que momentos depois, 30, 40 minutos depois este açúcar reduz no sangue e você tem o impulso de comer novamente outro alimento adocicado”, comenta patrícia.

Já o problema da maça é outro.

- “Se eu como maçã me dá mais fome ainda”, questiona uma jovem.
- “Ela possui uma substancia chamada acido málico. Esse ácido é capaz de estimular a fome no nosso cérebro. Então quando a gente come uma maçã é verdade que a gente sente fome imediatamente”, esclarece a especialista.

Você não precisa banir estas frutas do seu cardápio. Até porque elas têm vitaminas minerais necessários ao nosso organismo.

Se misturadas a cereais como aveia, linha e gergelim ou a frutas oleaginosas como as castanhas elas podem fazer parte do lanche.

“A partir do momento que eu coloco fibra e uma gordura boa esse açúcar vai ser liberado no meu sangue de uma forma mais lenta”, fala a especialista.

Você pode associar a banana, por exemplo, a uma colher de sopa de cereais ou duas castanhas. Sete uvas e um iogurte natural sem açúcar. Com a maçã tome água de coco ou coma dois damascos.

Sempre tomando o cuidado para não somar mais de 150 calorias. Se for só comer frutas oleaginosas, nunca mais que quatro unidades.

Aquelas barrinhas de cereais tão usadas por quem está fazendo dieta. Será que elas funcionam?.

Liliana Junger
G1.com

Nenhum comentário: