1.04.2010

Uso incorreto de lentes pode cegar



LENTES DE CONTATO

Contra-indicações

Inflamação aguda ou subaguda do segmento anterior dos olhos, qualquer doença que afete a córnea ou a conjuntiva, qualquer infecção da córnea ativa (infecção purulenta, bacteriana, fúngica, ou viral), insuficiência de secreção lacrimal, hipostesia da córnea, qualquer doença sistemática ou alergia que possa afetar os olhos ou ser piorada pelo uso de lentes de contato, alergia a qualquer substância, como mercúrio ou tiomersal, presente nas soluções necessárias para o cuidado com as lentes, uso de qualquer medicação que contra-indica o uso de lentes de contato, pessoa incapaz de seguir os cuidados necessários com as lentes de contato ou que não disponha de assistência para realizar esta atividade.

Reações adversas

Os seguintes problemas podem ocorrer quando se usa lentes de contato: dor aguda, queimação ou coceira (irritação), diminuição da sensação de conforto, sensação de que há algo no olho (corpo estranho), região escoriada, lacrimejamento excessivo dos olhos, secreções incomuns nos olhos, vermelhidão dos olhos, redução na nitidez da visão (acuidade visual pobre), visão borrada, arco-íris ou halo ao redor dos objetos, sensibilidade à luz (fotofobia), olhos secos.

Se o paciente experimentar qualquer uma das reações descritas acima, deve seguir o procedimento descrito a seguir:
Remova as lentes se o desconforto ou problema cessar, examine cuidadosamente as lentes, se as lentes estiverem danificadas NÃO coloque as lentes de volta nos olhos. Coloque as lentes na solução adequada e consulte o oftalmologista. Se as lentes apresentarem sujeira, cílios ou um corpo estranho e não parecerem danificadas, limpe cuidadosamente, enxágüe e desinfete as lentes e recoloque nos olhos; se o desconforto ou problema persistir, NÃO coloque as lentes de volta nos olhos. Coloque as lentes na solução adequada e consulte imediatamente o oftalmologista. Não coloque qualquer lente de contato no olho afetado até receber instruções do oftalmologista. Quando qualquer uma das reações descritas ocorrer, uma condição grave pode estar presente, como infecção, úlcera na córnea, neovascularização ou irite. Diagnóstico profissional e tratamento são necessários para evitar lesões graves nos olhos.

Advertências

Problemas com lentes de contato e com produtos para manutenção de lentes de contato podem resultar em sérios danos aos olhos, portanto, após exame cuidadoso dos olhos, incluindo acompanhamento médico apropriado, o usuário deve ser informado pelo seu orientador no uso das lentes, de todos os riscos associados com o uso de lentes de contato. Uma vez que problemas nos olhos, incluindo úlceras na córnea, podem se desenvolver rapidamente e levar à perda de visão, é importante que os usuários sejam instruídos sobre os possíveis sinais ou sintomas de problemas e da necessidade de remover as lentes de contato e ser examinado por um médico imediatamente se observarem qualquer sintoma descrito no item Reações adversas. Lentes de uso diário não são indicadas para uso contínuo de um dia para o outro e não devem ser usadas ao dormir. O risco de reações adversas sérias é significativamente aumentado quando as lentes são usadas de um dia para o outro. O risco de ceratite ulcerativa demonstrou-se maior entre pessoas que usam as lentes por tempo prolongado do que pessoas que usam em esquema diário. O risco entre usuários por tempo prolongado aumenta com o número consecutivo de dias que as lentes são usadas até a remoção. O risco pode ser reduzido seguindo-se cuidadosamente as orientações para cuidados das lentes, incluindo limpeza do estojo. Fumar aumenta o risco de ceratite ulcerativa em usuários de lentes de contato. Recomenda-se que usuários de lentes de contato visitem o oftalmologista pelo menos duas vezes ao ano.

Precauções

O usuário de lentes de contato deve estar ciente das instruções de uso das lentes.Sempre lave e enxagüe as mãos antes de manusear as lentes. Pode ocorrer irritação nos olhos se a lente entrar em contato com cosméticos, loções, sabonetes, cremes ou desodorantes. Sempre utilize os sistemas de limpeza e desinfecção adequados para o tipo de lente.

Utilize apenas os sistemas químicos e/ou térmicos sugeridos, seguindo cuidadosamente as instruções. Nunca utilize soluções para lentes de contato duras a menos que indicado para uso com lentes de contato gelatinosas (hidrofílicas). Deve-se utilizar um sistema de cuidado/ manutenção recomendado para as lentes e seguir as instruções descritas para os produtos.

Deve-se utilizar sempre soluções de enxágüe e armazenamento frescas. Nunca reutilizar as soluções. Não se deve misturar ou alternar sistemas de cuidado térmico (calor) e químico (frio), a menos que indicado na rotulagem do produto o uso de ambos. Não utilize soluções para desinfecção química para desinfecção térmica.

Não use saliva ou qualquer outra solução que não seja recomendada para lentes de contato. Deve-se evitar o uso de aerosol (como sprays para cabelo) quando estiver usando as lentes de contato. Se utilizar spray, manter os olhos fechados até acabar de usar o spray. O usuário deve saber manusear as lentes corretamente. Não se deve utilizar qualquer tipo de pinça ou instrumento para remover as lentes do blíster ou estojo. Não se deve tocar as lentes com as unhas.

Para prevenir o ressecamento das lentes (desidratação) mantenha sempre as lentes completamente imersas na solução recomendada quando não estiverem sendo usadas. Se as lentes ficarem desidratadas, siga as instruções de Cuidados para lentes desidratadas. As lentes devem se mover livremente nos olhos para um uso saudável. Ver Cuidados para lentes grudadas, se as lentes não estiverem se movendo adequadamente.

Evite vapores irritantes ou nocivos e fumaça enquanto estiver usando as lentes. Não pratique natação quando estiver usando as lentes. O estojo de lentes deve ser sempre esvaziado e enxagüado com solução de enxágüe estéril, fresca e seco ao ar quando não estiver em uso.

Estojos úmidos são uma fonte de contaminação que pode levar à lesão grave nos olhos. Fluoresceína sódica não deve ser usada quando se estiver utilizando as lentes de contato. As lentes podem absorver a substância e descolorir. Quando se usar fluoresceína os olhos devem ser cuidadosamente lavados com solução salina estéril recomendada para isso.

Deve-se esperar pelo menos uma hora antes de recolocar as lentes. Deve-se verificar se o uso de lentes de contato é permitido em determinadas atividades ou se o uso de equipamento de proteção é necessário. Pacientes afácicos não devem usar lentes de contato até que as determinações que o olho esteja completamente curado tenham sido feitas.

Ao consultar o médico deve-se informar que é usuário de lentes de contato e sempre consultar um médico antes de utilizar qualquer medicamento nos olhos. Em usuários com grau maior do que –20,00D e maior do que +12,00D em olhos fácicos e maior do que +20,00D em olhos afácicos, o oftalmologista deve levar em consideração todas as características da lente que podem afetar a saúde ocular, incluindo permeabilidade à oxigenação, umidade, espessura central e periférica e diâmetro da zona óptica.

Instruções de uso

O oftalmologista deve fornecer ao usuário todas as orientações adequadas para o uso e cuidado das lentes de contato. Deve-se utilizar produtos para cuidados adequados para lentes de contato gelatinosas (hidrofílicas).
Cuidados para lentes desidratadas: se as lentes ficarem fora dos olhos e expostas ao ar por 30 minutos ou mais, se tornarão secas e quebradiças (frágeis). Se isso acontecer deve-se seguir as seguintes instruções: Manuseie a lente cuidadosamente. Coloque a lente desidratada no estojo e deixe em solução adequada por pelo menos 2 horas ou até que se torne gelatinosa novamente. Se após esse período as lentes não voltarem ao estado normal, não utilize as lentes. Se as lentes voltarem ao estado normal e não estiverem danificadas, limpe e desinfete as lentes reidratadas utilizando um sistema de cuidados recomendado.

Cuidados para lentes grudadas: se a lente grudar no olho, aplicar 2 a 3 gotas de solução estéril para umidificação ou lubrificação dos olhos. Espere até que a lente comece a se mover livremente no olho antes de removê-la. Se a lente continuar grudada, consulte imediatamente o oftalmologista.


Cerca de 20% dos brasileiros têm complicações nas córneas devido a problemas com o produto, que deve ser prescrito por oftalmologista


Lentes de contato são uma opção prática para muitas pessoas com problemas de visão. Mas especialistas alertam: seu mau uso traz risco de cegueira. Estudo conduzido pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier (Campinas), mostra que 2 em cada 10 brasileiros que usam lente de contato têm complicações na córnea.


Todos os tipos de lentes devem ser retirados na hora de dormirDesde setembro tramita na Câmara Federal parecer do Conselho Federal de Medicina para que a prescrição de lentes seja feita exclusivamente por oftalmologistas. Queiroz Neto destaca que as complicações atingem mais quem compra lentes em farmácias ou óticas sem prescrição médica.

“Para evitar ferimentos na córnea é preciso fazer vários exames. Nem toda pessoa pode usar lente de contato. Quem tem baixa produção lacrimal ou doenças alérgicas pode não ter boa adaptação”, exemplifica.

Segundo o especialista, mesmo as lentes indicadas para uso noturno devem ser retiradas antes de dormir porque à noite a produção de lágrimas é menor. Dormir com lentes de contato ou usar além do tempo prescrito reduz a oxigenação da córnea. “Isso aumenta em até dez vezes a chance de contrair contaminação por bactérias que podem levar à ulcera corneana e à cegueira”.

Outro erro comum é lavar a lente e o estojo com soro fisiológico, em vez de usar soluções apropriadas. “O soro não contém conservantes e se torna um campo fértil para a proliferação de bactérias e fungos.”

O oftalmologista recomenda, ainda, lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes de contato. Outras providências importantes são trocar o estojo a cada quatro meses e nunca entrar no mar ou na piscina com as lentes. No caso de viagens de avião, elas devem ser retiradas se o voo durar mais de três horas. E, a qualquer desconforto, deve-se procurar oftalmologista.

O Dia
Ciba Vision

Nenhum comentário: