1.08.2010

Engordar faz mais mal do que fumar

Afirmação polêmica é de pesquisa americana. Doenças causadas pela obesidade anulariam efeito de campanhas contra o cigarro

Rio - Um estudo polêmico sugere que estar muito acima do peso pode ser mais prejudicial à saúde do que fumar. A pesquisa, da Universidade de Columbia e da City College, de Nova Iorque, confirma que o cigarro causa mais mortes, mas indica, entretanto, que a obesidade é a principal responsável pelo aumento de doenças crônicas como a diabetes, a hipertensão e os distúrbios cardiovasculares.

O objetivo da pesquisa, publicada no ‘American Journal of Public Health’, não foi ‘inocentar’ o cigarro, mas sim mostrar que os esforços de todas as campanhas contra o fumo e pela qualidade de vida podem se perder por causa dos índices crescentes de obesidade entre a população do mundo.

LONGEVIDADE PODE CAIR

“O índice de mortalidade está aumentando por causa da obesidade. Embora a expectativa de vida tenha aumentado nas últimas décadas, esse número poderá cair novamente se a população mundial continuar a engordar”, escreveu a pesquisadora Erica Lubetkin, uma das coordenadoras do estudo.

A pesquisa acompanhou o histórico médico de 3,5 milhões de americanos entre 1993 e 2008. A partir dos dados coletados, pesquisadores calcularam quantos dias de trabalho ou de estudo eram perdidos por motivos ligados ao fumo ou à obesidade. Os fumantes ficavam doentes cerca de 16 dias por ano, enquanto o número de faltas dos obesos era quase o dobro. Neste período, o índice de fumantes nos EUA caiu 18,5% e o de obesos aumentou 85%.

Para Erica, os danos do cigarro costumam aparecer mais rápido quando comparados aos da obesidade. Além disso, o número de campanhas que mostram os perigos de ser obeso é baixo e poucos médicos alertam os pacientes sobre a necessidade de promover o emagrecimento.

No Brasil, 40% da população está acima do peso, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Além disso, estima-se, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, que 48% dos homens e 7% das mulheres fumem no País.

Menos TV, menos quilos

Passar menos tempo em frente à televisão pode emagrecer. Pesquisadores americanos recrutaram 36 adultos com sobrepeso ou obesidade que viam pelo menos três horas de TV por dia. Vinte deles cortaram pela metade o tempo em frente ao aparelho. Por três semanas, o grupo gastou cerca de 120 calorias a mais por dia do que aqueles que continuaram assistindo TV. Isso porque os que ficaram longe da televisão passaram mais tempo em atividades que queimavam mais calorias como ler, jogar jogos de tabuleiro ou escrever. A pesquisa foi publicada no ‘Archives of Internal Medicine’.

O dia

Nenhum comentário: