1.09.2010

Gastrite


Gastrite. Como são o diagnóstico e o tratamento?
Como é feito o diagnóstico1 da gastrite2?

Embora um médico vá suspeitar de gastrite2 após ouvir a sua história clínica e fazer o seu exame físico, você pode necessitar de alguns exames complementares para definir a causa exata da gastrite2. Estes exames incluem:

Exame de sangue3. Pode detectar a presença de anticorpos4 para o Helicobacter pylori. Um exame positivo mostra que você esteve em contato com a bactéria5 em algum momento da sua vida, mas não necessariamente indica uma infecção6 atual. Este exame também ajuda a avaliar a presença de anemia7, que pode ser resultado de sangramento no estômago8 associado à gastrite2.
Exame de fezes. Verifica a presença de parasitoses e de sangue3 nas fezes, sinal9 de sangramento no estômago8. Nas fezes também pode ser vista a presença da bactéria5 Helicobacter pylori. Um resultado positivo sugere infecção6 atual.
Endoscopia10 digestiva alta. É o exame mais importante e mais solicitado para visualizar a mucosa11 do estômago8, testar a presença do Helicobacter pylori e colher amostra de tecidos para biópsias caso seja necessário.

Como é feita a endoscopia10 digestiva alta?

Para fazer uma endoscopia10 é necessário jejum absoluto de pelo menos 8 horas. Você não deve ingerir nem mesmo água.

Durante o exame, é feita uma sedação no paciente, para que ele durma durante o exame e não se sinta incomodado.

Um médico especializado em realizar endoscopia10 digestiva coloca um tubo flexível (endoscópio) que entra pela boca, passa pelo esôfago12, chega ao estômago8 e vai até a primeira parte do intestino. Se em algum momento do exame for encontrada uma lesão suspeita, pode ser colhida uma amostra de tecido13 para enviar ao patologista. Durante o procedimento testa-se a presença da bactéria5 Helicobacter pylori.

O exame dura em torno de 20 a 30 minutos, após este período a pessoa acorda e vai até uma sala de espera onde geralmente recebe um lanche e descansa um pouco. Você só é liberado para ir para casa quando os efeitos das medicações de sedação acabam – geralmente varia de 30 minutos a duas horas após o procedimento.

Os riscos associados ao exame são mínimos e incluem sangramentos ou perfurações. A complicação mais comum é uma dor na garganta provocada pela passagem do endoscópio, que melhora rapidamente, sem necessitar de medicações.


Como é o tratamento da gastrite2?

O tratamento depende da causa. A gastrite2 aguda causada pelo uso de anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) ou álcool pode ser aliviada se a pessoa deixar de ingerir essas substâncias. A gastrite2 crônica causada pelo Helicobacter pylori é tratada pela erradicação da bactéria5 com o uso de antibióticos.

A maioria dos planos de tratamento para a gastrite2 incluem medicações que tratam a acidez do estômago8 com o objetivo de reduzir os sinais14 e sintomas15 que a pessoa está sentindo e promover a cicatrização da mucosa11 do estômago8.


Quais as medicações que tratam a acidez do estômago8?

A acidez no estômago8 irrita um tecido13 inflamado, causando dor e inflamação16 futura. Por isso, para a maioria das gastrites o tratamento envolve o uso de medicações que reduzam ou neutralizem os ácidos como:

Antiácidos: medicamentos antiácidos17 de venda livre como Alka-Seltzer, Sal de Frutas Eno, Maalox-Plus, Mylanta-Plus, Simeco plus e Riopan em forma líquida ou comprimidos são a forma mais comum de tratamento para a gastrite leve ou moderada. Os antiácidos neutralizam a acidez estomacal e fornecem alívio para a dor. Mas, como apresentam efeitos colaterais, não devem ser usados sem a supervisão de um médico.
Bloqueadores de ácido ou bloqueadores H2: quando os antiácidos não promovem alívio, o médico pode prescrever cimetidina, ranitidina, nizatidina ou famotidina, que ajudam a reduzir o ácido produzido pelo estômago8. Estas drogas dão um alívio temporário.
Medicações que bloqueiam a atividade da bomba de prótons: são os medicamentos chamados bloqueadores da bomba de prótons que reduzem o ácido bloqueando a ação de minúsculas bombas que secretam ácido nas células do estômago8. Esta classe de medicações inclui o omeprazol, lansoprazol, rabeprazol e esomeprazol.
Medicações para tratar o Helicobacter pylori: os médicos podem prescrever uma combinação de antibióticos com inibidores da bomba de prótons. O antibiótico destroi a bactéria5 e o bloqueador de bomba alivia a dor e as náuseas18, melhora a inflamação e pode aumentar a efetividade do antibiótico.
Todos os medicamentos devem sempre ser prescritos por médicos. A auto-medicação pode trazer problemas maiores para a saúde ao invés de aliviar temporariamente os sintomas.

Nenhum comentário: