4.06.2010

Arnica sem efeito terapêutico

É um dos mais conhecidos remédios homeopáticos.


Homeopatia com arnica é ineficiente, diz estudo

A arnica, um popular remédio homeopático, provou não ser mais eficiente do que o placebo (substância sem efeito químico usada em tratamentos e estudos controlados) em experimentos clínicos.

Entretanto, críticos afirmam que o estudo é falho e não prova que a arnica não tem efeito.

Tabletes de arnica são encontrados facilmente em farmácias e são geralmente vendidos para controlar machucados, reduzir inchaços e ajudar na recuperação de um ferimento ou de uma operação.


Resultados contraditórios

Mas apesar de haver vários relatos de casos nos quais a arnica realmente funcionou, estudos científicos produziram resultados contraditórios.

Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, estudaram três grupos de pacientes que iriam se submeter a cirurgias no pulso para tratar a síndrome do túnel carpo, a compressão de um nervo da mão.

Um grupo recebeu tabletes de arnica de alta potência, que deveriam ser ingeridos antes da operação e depois dela, por duas semanas.

Outro grupo recebeu tabletes de baixa potência, e um terceiro ingeriu placebos.

Os pacientes responderam a um questionário sobre seu estado, antes e depois da cirurgia.

Eles relataram seus sintomas e o uso de analgésicos num "diário da dor".

O hospital analisou fotografias dos pulsos dos pacientes, usando computadores para medir o tamanho dos hematomas.

Não houve diferença significativa entre os grupos em termos de dor, hematomas, inchaços ou no número de analgésicos que cada paciente teve que tomar.

Economia

"Espero que essa pesquisa ajude as pessoas a procurar tratamentos mais efetivos e a economizar dinheiro deixando de comprar arnica", disse o pesquisador que chefiou o estudo, Edzard Ernst.

Ernst sugeriu que a arnica ganhou uma boa reputação porque pessoas que a utilizam com bons resultados têm mais tendência a falar sobre o sucesso do tratamento com amigos, enquanto as que não obtêm resultados em geral não dizem nada.

"Esses resultados não dão apoio ao uso rotineiro da arnica para evitar ou reduzir complicações pós-operatórias", escreveu ele no Journal of the Royal Society of Medicine.

"Entretanto, eles não descartam a possibilidade de pacientes, isoladamente, se beneficiarem", afirmou.

Janet Richardson, presidente do Conselho de Pesquisa para Medicina Complementar, disse à BBC que o resultado do estudo não é conclusivo.

"Os resultados indicam que pessoas que passam por cirurgia do túnel do carpo não são auxiliadas pela arnica", afirmou.

"Mas isso não significa que a arnica não possa ajudar em outros casos", completou.

Segundo ela, 16 estudos que estão no arquivo do conselho provam que há uma divisão entre os que mostraram que a arnica teve efeitos positivos e os que mostraram que ela teve efeitos negativos.

Ela acrescentou que o novo estudo não foi bem planejado e se baseou numa amostra reduzida.

Nenhum comentário: