4.08.2010

Dermatologia: Mitos e Verdades

Sabe aquelas dúvidas cabeludas sobre cuidados com a pele, preenchimentos, plásticas, etc., que muitas vezes a gente só esclarece, quando vai ao dermatologista_ e, diga-se de passagem, o que é raro, porque muitas vezes a correria é tanta, que nem sobra tempo de ir ao médico, certo? Pois é, finalmente as suas dúvidas serão esclarecidas aqui. A dermatologista Carla Albuquerque, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, fala sobre 10 temas mais polêmicos.

1. Toxina botulínica (botox) pode deixar o rosto paralisado?
R: A técnica de aplicação da toxina botulínica para tratar as linhas de expressão evoluiu muito nos últimos anos e os resultados ficaram mais naturais. Hoje, o objetivo é apenas relaxar temporariamente determinados grupos musculares e, com isso, conseguimos suavizar e prevenir linhas de expressão, dando uma sensação de descanso ao rosto.

2. Grávidas podem ser submetidas a tratamentos com toxina botulínica?
R: Não podem porque não existem estudos que comprovem sua segurança durante a gestação. Como os testes de segurança não são feitos em grávidas, não há como ter a certeza de que esse tipo de tratamento não vai fazer mal ao feto.

3. Preenchimento labial sempre fica artificial?
R: De forma alguma! Para resultados bonitos e naturais precisamos de um bom preenchedor e de um dermatologista que domine a técnica de aplicação Os resultados mais naturais são obtidos quando o preenchedor utilizado é o ácido hialurônico com viscosidade intermediária. O ácido hialurônico, além de preencher os lábios e as linhas para quem já apresenta algumas ruguinhas, também atrai moléculas de água e induz a formação do próprio colágeno da paciente, o que melhora a hidratação e a sustentação do local tratado.

Não indico preenchimento de lábios com substâncias definitivas, já que podem ocorrer efeitos colaterais como granulomas (bolinhas endurecidas persistentes nos lábios), além do resultado pouco natural.

4. Pessoas com menos de 30 anos com linhas de expressão podem ser submetidas a tratamentos com toxina butolínica (botox)?
R: Sim. A toxina botulínica tem também um efeito preventivo de rugas de expressão. Para algumas pessoas pode parecer exagero aplicar em pessoas jovens, mas não é. Se a pessoa faz muita mímica facial, o relaxamento temporário dos músculos proporcionados pela toxina botulínica acaba diminuindo a movimentação muscular e, conseqüentemente, perde-se o hábito de contrair em excesso partes do rosto responsáveis pelas rugas dinâmicas (de expressão). Podemos aplicar em pessoas com menos de 30 anos, desde que haja real necessidade.

Diariodabeleza

Nenhum comentário: