4.08.2010

Dia Mundial da Saúde’ é marcado pela vacinação contra gripe suína

Uma tenda foi montada ontem, na praça Rui Barbosa, com a finalidade de orientar e prestar alguns serviços da Secretaria Municipal de Saúde às pessoas que passavam pelo centro da cidade.

Medição da pressão arterial, orientação quanto às formas de prevenção de algumas doenças, distribuição de preservativos, testes rápidos como os de HIV e glicose, além da vacinação, foram algumas das atividades feitas pelos 50 profissionais da saúde que estiveram ontem no local.

O evento foi organizado para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem, quando o principal atrativo a quem parou para se informar foi a vacinação contra o
vírus H1N1.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especial, Cristina Strama, o pessoal tem mostrado bastante interesse em vacinar contra a Influenza A, uma vez que durante todo o dia formaram-se filas enormes para vacinação.

Até por volta das 15h, a coordenadora contabilizou cerca de 500 imunizações de pessoas com idade entre 20 e 29 anos, e portadores de doenças crônicas, que é a classe visada nessa terceira etapa de vacinação.

O advogado de 57 anos Gilberto Dias conta que teve que ir até o local, já que as doses do posto de saúde do seu bairro, o Boa Vista, haviam acabado. "Acabei aproveitando também para conferir outros serviços da saúde pública e tirar minhas dúvidas".
Além da vacinação, outros programas da SMS marcaram presença com orientações, cartilhas, fôlderes e adesivos. A equipe da Zoonoses levou ainda alguns animais como ratos, escorpiões, o mosquito da dengue e o caracol africano, como sendo alguns dos animais transmissores de doenças ao homem.

"Até o momento, cerca de 150 pessoas passaram pela tenda, buscando informações principalmente sobre a dengue", contou a educadora em saúde Noeme da Rocha Andrade.
Também esteve presente equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba (Cerest), com orientação em relação aos agravos, doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fizeram a distribuição de preservativos e lubrificantes, além de realizar cerca de 123 testes rápidos para HIV.
A dona de casa Benedita Januário é de Araxá, e acabou aproveitando a tenda do Hiperdia, programa que atende portadores de hipertensão e diabetes para fazer a medição da pressão e o teste de glicemia. "Apesar da pressa para não perder o ônibus para minha cidade, é bom aproveitar o serviço para conferir a saúde", afirma Cristina.
Também estiveram presentes equipes do banco de leite humano com campanhas para doação de leite e do Centro de Referencia à Mulher (Caism), que estavam anotando pedidos para exames de mamografias.

"A equipe de nutricionistas também orientou quanto ao tipo de alimentação mais adequado de acordo com a faixa etária. Para isso, foi feito o cálculo do índice de massa corporal e avaliação antropométrica", afirma.

Jaqueline Barbosa

Nenhum comentário: