10.03.2011

Feira para concurseiros


Para não ser eliminado de cara na maratona de testes

Conhecer o edital da seleção é regra básica. Saiba como evitar surpresas desagradáveis

POR ALINE SALGADO
Rio - Abertura e fechamento dos portões, tempo de prova, objetos proibidos e, até mesmo, conteúdo cobrado. Apesar de fundamentais, as regras contidas no edital de um concurso público nem sempre são observadas com atenção pelos candidatos. O que pode causar surpresas desagradáveis e até eliminação.


Antes de avançar em cima do fiscal de provas porque ele proibiu que você usasse o lápis ou pediu para que tirasse o relógio do pulso, a orientação é conhecer a fundo as regras da seleção. Só assim se terá base para se defender de possíveis irregularidades.


“A prova definirá o futuro do candidato. Por isso, não é um momento de se elevar o nível de estresse. Quem perde é o próprio candidato que, aborrecido, terá seu desempenho reduzido. A sugestão é seguir o que o fiscal pede e, depois de terminar o exame, registrar qualquer insatisfação no livro de reclamações”, orienta Paulo Estrella, da Academia do Concurso.


Por mais simples que possam parecer, para algumas bancas organizadoras o porte de óculos escuros, bonés e relógios são sinônimos de fraude à vista. O que pode ocasionar em eliminação do candidato. “Em guerra avisada, só morre quem quer. Se a regra está prevista no edital e é desobedecida, a eliminação é real”, aponta Leandro Macedo, coordenador do curso Mestre dos Concursos. Confira ao lado outras dicas.


De olhos abertos


1 - Antes de seguir para o local de provas, verifique se você está com a caneta da cor certa para marcar o cartão e fazer a redação, quando essa última existir.


2 - Planeje de que forma e qual o percurso para chegar ao local da prova com tempo suficiente para achar a sala que fará prova. Essa informação é divulgada depois do edital, mas requer atenção redobrada do candidato. Sem atenção nesse ponto, o candidato pode perder a prova por falta de planejamento.


3 - Preste atenção nos horários de início e término da prova. Com essa informação, o candidato além de programar a chegada ao local deve medir a velocidade necessária para resolver as questões. Sem esse planejamento, ele pode perder sua oportunidade por não ter tempo suficiente para ler e fazer todas as questões da prova e a redação.


4 - Tenha em mente as regras de desclassificação do edital. Algumas vezes rendimento inferior a 40% ou 50% em alguma disciplina pode desclassificar o candidato. É fundamental que ele use esses dados a seu favor, dando importância às disciplinas que necessitam de melhor desempenho.

Os concurseiros têm um encontro marcado na última semana de outubro. Do dia 28 ao 30 acontecerá a segunda edição da Feira da Carreira Pública.


Durante os três dias de evento, os visitantes terão a oportunidade de comprar livros com descontos especiais, participar de sorteios de obras especializadas em concursos, além de bolsas de estudos em cursos preparatórios. E o melhor, será possível ainda assistir palestras de professores e ter orientações de estudo e áreas a investir diretamente com os especialistas.


A Feira Carreira Pública acontece nos 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, Cidade Nova. A entrada é grátis.
O Dia

Nenhum comentário: