10.04.2011

Quando se define a cor dos olhos? Mitos e Verdades

Quando os bebês nascem já começa a especulação, ''os olhos deles são azuis'', fora os mitos, ''depois dos 3 meses não muda mais'', ''os olhos se definem aos 6 meses'' entre outros.

Os bebês frequentemente nascem com olhos acinzentados, pois a melanina, substância que dá a cor escura aos olhos só se define com a exposição a iluminação. Como todos sabem, a cor futura dos olhos depende da combinação de alguns genes. Desta forma pais com olhos azuis claros gerarão filhos com olhos azuis claros. No
entanto pais com olhos verdes, por possuirem tanto genes de olhos claros
quanto escuros, poderão gerar filhos com olhos mais escuros ou mais claros, de acordo com os genes que estes filhos herdarão de seus pais. Assim como pais de olhos escuros poderão gerar filhos de olhos claros, uma vez que podem possuir alguns genes de olhos claros, dependendo dos genes que ambos passarão para seus filhos.

Quanto ao mitos do tempo em que a cor se define, já li até em artigos que a definição ocorre com 8 meses. Na verdade, para muitos bebês, nesta idade os olhos já terão se alterado do cinza para o castanho. No entanto os olhos ainda poderão escurecer. Normalmente a cor se estabilizará aos 2 ou 3 anos de idade, mas ainda é
possível sofrer alguma alteração até os 7 anos, período no qual o olho e
o sentido da visão terminam de se desenvolver.

Na minha experiência, crianças com olhos totalmente verdes aos 6 meses podem ficar com olhos castanhos. No entanto, geralmente, crianças com olhos azuis bem definidos aos 8 meses, dificilmente ficarão com olhos castanhos, devendo se estabilizar em alguma cor clara.

Não adianta precipitação para saber a futura cor dos olhos dos bebês. Quando a família e os amigos vierem perguntar ou afirmar que o olho é claro, vale dizer que ele ainda não se definiu.

http://rose_rj.e-familyblog.com/note/3041/quando-se-define-a-cor-dos.html

Nenhum comentário: