10.02.2011

Trabalho e mau humor

Pesquisa via Twitter diz que mau humor causado por trabalho é global

Sociólogos analisaram mensagens de 2,4 milhões de pessoas em 84 países.
Comentários mais bem humorados ocorrem quando maioria está de folga


Nova página inicial do Twitter (Foto: Divulgação)
Sociólogos da Universidade Cornell, nos EUA, usaram o Twitter para examinar a evolução do humor das pessoas durante o dia. Eles concluíram que o trabalho, o sono e a quantidade de luz do dia afetam sentimentos como entusiasmo, felicidade, medo e raiva.
Durante dois anos, os pesquisadores Scott Golder e Michael Macy analisaram mais de 500 milhões de tuítes de cerca de 2,4 milhões de usuários do site em 84 países. Dessa forma, o estudo foi feito com um grupo que abrange diferentes condições culturais, geográficas e religiosas.
Em geral, os tuítes mais positivos foram registrados de manhã cedo e tarde da noite, assim como nos fins de semana, o que sugere que o estresse do trabalho cause mau humor. Nos fins de semana, os picos de tuítes ocorrem mais tarde, um sinal de que as pessoas acordem mais tarde no sábado e no domingo.
Algumas variações também indicam o efeito do trabalho sobre o humor. Nos Emirados Árabes, a semana de trabalho vai de domingo a quinta-feira; lá, os picos de tuítes bem humorados, no meio da manhã, ocorrem às sextas e sábados.
Os sociólogos consideram que uma pesquisa desse porte seria impossível sem as redes sociais. Antes, nenhum outro estudo tinha conseguido reunir pessoas com características tão diferentes. Além disso, a análise foi feita diretamente sobre o conteúdo postado pelos usuários, sem interferências. Para computar os dados, Golder e Macy usaram um programa de análise de textos chamado Linguistic Inquiry and Word Count.
O estudo foi publicado pela revista Science.
G1.com

Nenhum comentário: