10.03.2011

Cristo Redentor faz 80 anos no dia 12 de outubro

 Cristo se prepara para as comemorações dos 80 anos da estátua. Foto: Custódio Coimbra - O Globo

RIO - Como na inauguração, há 80 anos, aviões da esquadrilha da fumaça vão sobrevoar o Cristo Redentor no próximo dia 12 de outubro, a partir das 9h30m. Mas a festa de aniversário do monumento, no Corcovado, vai começar ainda na véspera, às 22h, com uma vigília de 80 jovens da Pastoral da Juventude. Logo às 8h do dia 12 haverá uma bênção aos visitantes. Quem for até o alto do morro nesse dia vai ainda assistir missa celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, e partilhar um bolo comemorativo de oito metros de altura. Na mesma data, serão inaugurados os bustos do engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, autor do projeto e responsável pela obra do monumento, e de Dom Sebastião Leme, cardeal arcebispo do Rio que levou adiante a ideia de construção da estátua. Já a corrida rústica, prevista inicialmente para a própria quarta-feira, foi adiada.
ÁUDIO: Ouça 'Redentor', música-tema dos 80 anos do Cristo
As comemorações prosseguem na noite de 12 de outubro, com o "Show da Paz", junto ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, a partir das 18h. Estão confirmadas 30 atrações, entre elas a cantora de jazz americana Stacey Kent. O evento será aberto por um coral de 800 vozes, cantando Ave Maria. O show será gravado e distribuído pela gravadora EMI Music nos formatos CD, DVD e blu-ray.
Vão participar ainda do evento no Aterro Alexandre Pires, Almir Guineto, Arlindo Cruz, sambistas da Escola de Samba Beija-flor, Beth Carvalho, a banda BossaCucaNova, Buchecha, DJ Marlboro, Casuarina, Davi Moraes, Thaís Gulin, Eduardo Dussek, Elba Ramalho, Eliana Brito, Dunga, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, ritmistas da Mangueira, Marcos Valle, Miúcha, Roberto Menescal, Rodrigo Sha e DJ Mam, Sandy, Sombrinha, Tiago Abravanel e Zeca Pagodinho. Reitor do santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, também cantará e tocará piano.
- A marca do show será a brasilidade - resume Eduardo Maruche, presidente GLP Marketing, empresa que está produzindo os eventos dos 80 anos do Cristo.
Ainda sem data para começar, a exposição "Cristo Redentor para Todos", de réplicas de Jesus confeccionadas por artistas da escola de samba Beija-Flor, vai percorrer várias cidades. No Brasil, passará por Belo Horizonte, Vitória, Belém e São Paulo. No exterior, estará em Toronto (Canadá), Roma (Itália), Maputo (Moçambique) e Tóquio (Japão). Os organizadores ainda não decidiram se a exposição será levada para Xangai (China) ou Brisbane (Austrália).
As festividades dos 80 anos do Cristo, no entanto, começaram ainda em março. Em primeiro de março, dia do aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, quem ganhou o presente foi o Cristo Redentor: a inauguração da nova iluminação a LED do monumento, que tem a assinatura do lighting designer Peter Gasper.
No fim de julho, uma réplica do Cristo percorreu 12 bairros. No mês seguinte, houve uma regata comemorativa em Niterói. Ainda em agosto, quase duas mil canções inéditas disputaram um concurso para a escolha da música-tema dos 80 anos do Cristo. A vencedora, Redentor, é uma eletro-bossa de autoria do DJ MAM e de Rodrigo Sha.
De hoje até o dia 12, se intensificam as comemorações das oito décadas do Cristo Redentor. Nesta sexta-feira, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, celebrou uma missa no alto do Corcovado.
Para 8 e 9 de outubro, sábado e domingo, a Arquidiocese e a comunidade católica Canção Nova organizaram eventos que deverão reunir milhares de pessoas em igrejas de Realengo e na Praça da Apoteose, no Centro.
A escolha do início do projeto "Ação de amor do Cristo Redentor" por Realengo, no dia 8, é simbólico. Na véspera, o massacre de Realengo - em que 12 crianças morreram e dez estudantes foram feridas pelo atirador Wellington Menezes, que invadiu a Escola municipal Tasso da Silva - completa seis meses.
- A ação de amor é um braço social do Cristo, que desce do Corcovado para levar caridade. A cada mês, o projeto estará em um bairro - disse o padre Omar Raposo, acrescentando que o projeto conta com parcerias e todos os meses acontecerá num bairro, durante um dia inteiro.
No dia 8 de outubro, a "Ação de amor do Cristo Redentor" estará nas paróquias Nossa Senhora de Fátima e São João de Deus. Haverá missas e atividades abertas a toda população. Serão oferecidos serviços gratuitos, entre eles emissão de documentos, atendimento jurídico, atividades de saúde preventiva, serviço odontológico, palestras educativas e aplicação de testes vocacionais. Haverá também recreações para crianças e a distribuição de picolés, doces e cachorro quente.
No dia 9, domingo, a partir das 8h30m, é a vez de a Praça da Apoteose, no Sambódromo, receber o encontro "O Espírito sopra onde quer". Uma réplica do Cristo Redentor, medindo três metros de altura, permanecerá no palco durante todo o evento. A entrada será um quilo de alimento não perecível. O encontro terá as presenças de padres do Rio e do sacerdote da Canção Nova, padre Roger Luís. Haverá pregações, shows e a celebração de missa, às 16h30, presidida por Dom Orani.
- O espírito de Deus vai estar presente nesse grande evento, restaurando vidas e transformando corações. Os fiéis estarão aos pés do Cristo Redentor prontos para receberem uma verdadeira apoteose do amor de Deus - diz o gerente do Departamento de Eventos da Canção Nova, Fábio Vieira.
Selma Schmidt (selma@oglobo.com.br)

Nenhum comentário: