10.02.2011

Antes de tentar convencer alguém, lembre-se disso



A força de persuasão de um argumento reside, principalmente, na articulação lógica entre suas premissas e sua conclusão. Mas se o argumento é complexo de tal forma que não é possível apresentá-lo em uma conversa informal, o melhor então é não lançar essas conclusões, principalmente se forem polêmicas.
É importante ter isso em mente para evitar desgastes em debates infrutíferos. Às vezes estamos tão convencidos da validade de determinado argumento que nos apressamos em apresentar sua conclusão a outras pessoas sem nos dar conta de que o outro não percorreu o mesmo caminho que nós - o caminho que leva das premissas à conclusão.
Certas conclusões precisam de todo um livro por trás delas. E às vezes as premissas dessas conclusões já são elas próprias conclusões de outros longos e elaborados argumentos.
Por isso é preciso sobriedade antes de apresentar certas ideias que são produto de um longo processo de aprendizado. Pois quando essas ideias, caras a nós por ser fruto de nosso esforço, são sumariamente rejeitadas, ridicularizadas ou escarnecidas, dificilmente conseguimos evitar o sentimento de estar lançando pérolas aos porcos.
Se ideias complexas pudessem ser explicadas em poucas frases não haveria ignorância no mundo.
Temas para serem trabalhados:
1. Verificação prévia: neste momento você é a pessoa menos indicada para julgar sua proposta. Você estará encantado com suas idéias e isto poderá turvar sua capacidade de discernimento. Apresente sua proposta a um grupo de amigos e peça que façam uma análise crítica. Ao invés de discutir com eles, peça que esclareçam suas opiniões e estude-as cuidadosamente. Um pouco de humildade agora poderá poupar-lhe de embaraços mais tarde. Trabalhe os pontos fracos e prepara-se para responder sobre eles.
2. Público alvo: conheça as pessoas que decidirão sobre sua proposta, seus interesses, preocupações, valores e linguagem. Quem é a pessoa chave na tomada de decisão; com quem você poderá contar na defesa de suas idéias; quais serão os grandes opositores. Procure expressar as vantagens de sua idéia na linguagem destas pessoas.
3. Empatia: coloque-se no lugar de cada uma destas pessoas e procure compreender como elas entendem a situação e serão afetadas pelas mudanças. Não se trata de concordar com todos, mas sim de entender porque e como reagirão. Com este conhecimento você poderá tratar suas objeções e preocupações de uma forma sincera, amistosa e leal. Seja firme na defesa de suas idéias, mas não se omita em relação às preocupações daqueles que discordam de você. Se vitorioso, você precisará do apoio de todos na implementação de suas idéias.
4. Credibilidade: durante sua apresentação, as pessoas estarão se perguntando sobre seu domínio do assunto e sobre a veracidade de suas afirmações e dados. Elas podem ouvi-lo educadamente, mas somente agirão se acreditarem.
Algumas dicas para assegurar sua credibilidade:
  • Seja prudente e nunca assuma que acreditarão piamente em você.
  • Cheque cuidadosamente seus dados e suas fontes de informação.
  • Diga a verdade, mesmo que ela fira, mas use de todo o seu tato.
  • Não exagere e não passe do ponto de credibilidade dos ouvintes. Como diz o provérbio: Quem quer provar muito, não prova nada.
  • Aponte as desvantagens e isto fará que todo o resto se torne mais verossímil.

Nenhum comentário: