10.05.2011

BRASILEIROS SÃO A FAVOR DA PROIBIÇÃO DOS EMAGRECEDORES

faixa_saude.png
Brasileiros são a favor da proibição dos emagrecedores
Mais de 70% dos brasileiros são contra a venda de emagrecedores nas farmácias

Emagrecedores não. A combinação entre exercícios e alimentação balanceada ainda é o melhor remédio contra o sobrepeso para a maioria da população brasileira. Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e elaborada pela GfK Custom Research Brasil indica que 74% dos brasileiros são a favor da proibição da venda de produtos como a  sibutramina e outros anfetamínicos nas farmácias do país.
Segundo o órgão, foram ouvidas mil pessoas, a partir dos 18 anos, nas cidades de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Belém, Brasília, Goiânia e Manaus. Os dados mostram que 79% das pessoas acima dos 55 anos apoiaram a proibição. No entanto, os mais jovens ainda aceitam os famosos emagrecedores. Entre os entrevistados de 25 a 34 anos, 68% aceitam o comércio de emagrecedores.
Ainda de acordo com os dados, 93% dos entrevistados mostraram conhecer os riscos que esses medicamentos podem causar à saúde, 99% afirmam que não usam qualquer substância e 80% disseram não fazer dietas.
Apesar de especialistas informarem que a população brasileira está engordando, os dados da pesquisa mostram que 22% das mulheres fazem algum tipo de controle alimentar. No entanto, só 14% dos homens são adeptos de alguma dieta. Aproximadamente 79% das pessoas consideram os exercícios físicos como a melhor opção para quem quer perder peso, sendo que 83% das pessoas entre 18 e 44 anos incentivam esta prática.
Para o farmacêutico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, a proibição foi muito criticada pelos médicos, porém mostra-se apoiada pela população. “Claro que existem casos muito específicos, raros, em que há necessidade de controle medicamentoso, que definitivamente não justificam o excesso de prescrição dessas substâncias no Brasil, que é o maior consumidor de sibutramina do mundo, absorvendo incríveis 50% da produção mundial”, explica o farmacêutico.
A alimentação balanceada ficou em segundo lugar na indicação para controlar o peso. Para 40%, comer bem é a melhor forma para emagrecer. Porém, a opção é contestada pelos mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos. Só 24% acreditam na dieta.
Nota "boaspraticasfarmaceuticas": A Anvisa tem que exercer um controle mais rígido sobre o princípio-ativo dos emagrecedores ou seja o sal  Anfetaminas (anfepramonas).  As farmácias de manipulação tem que ser o foco das auditorias (fiscalizações) pois são elas que fazem aquelas formulações, que os camioneiros compram em postos de gasolina, para ficarem acordados mais tempo dirigindo e que causam tantos acidentes em nossas rodovias com muitas mortes.    

Nenhum comentário: