5.08.2013

Insonia e a alimentação

 .
Com a realidade dos tempos de hoje de violência, dificuldades financeiras, cobranças no ambiente de trabalho e etc, é muito comum sermos acometidos por doenças psicofisiológicas como a ansiedade e a depressão.

A temida insônia promove a incapacidade de iniciar a dormir ou até mesmo manter sono; é capaz de deixar o indivíduo em estado de vigília durante toda a noite, e consequentemente, prejudicando em suas atividades diárias, através de lentidão nos movimentos, no raciocínio e também no aumento de riscos em acidentes de trabalho

O que muitos não sabem é da importância da alimentação na conquista de uma boa noite de sono. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e com uma maior digestibilidade, vai facilitar que seu organismo se prepare de forma adequada para o descanso.


Para uma boa noite de sono, deve-se evitar:

1) Excesso de alimentos (próximo a hora de deitar);

2) Preparações gordurosas;

3) Bebidas estimulantes (no período noturno);

4) Refrigerantes do tipo cola, e guaraná;

5) Café, capuccino;

6) Chá preto, chá mate;

7) Guaraná natural;

8) Excesso de carnes (aves, bovina e suína);

Preferir:

1) Chás de ervas: erva-doce, alface, camomila, capim-limão, maçã;

2) Preparações mornas e de pouca quantidade: caldos, sopas, mingaus;

3) Leite morno;

Estas são algumas dicas e fáceis e simples a serem seguidas. Lembrando sempre no entanto que caso possua sintomas persistentes a longo prazo (insônia há 1 mês, irritabilidade e outros), busque um profissional médico para melhor orientação.

Bons sonhos!!!!
Drª Ana Rosa S. da Costa
Nutricionista Clínica.

Chineses e os alimentos para o sono tranqüilo

 


"Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia-a-dia", ensina o médico Norvan Leite, especialista em medicina, da Clínica Comciência, em São Paulo. Não custa lembrar, mas velhas dicas como a de desligar a TV e o computador são bastante eficazes. É que a luz desses aparelhos interfere na produção de melatonina, aquele hormônio que avisa o cérebro que é hora de dormir. "O momento é de desacelerar", diz Leite.
Nada de assuntos pesados ou leituras técnicas. "Exercícios físicos devem ser feitos quatro horas antes de ir dormir", indica o neurologista Flávio Aloe. Ah, na cama só vale, claro, a atividade sexual, que aliás é ótima para relaxar. E que tal um ritual do chá? Para não errar a mão e passar a noite em claro, é importante escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde.
Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade", afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição, especializada em fitoterapia. Substâncias presentes nessas espécies atuam diretamente no sistema nervoso central, diminuindo a agitação. O melhor é que essas ervas também costumam dar um chega-pra-lá nos desconfortos gástricos e intestinais. "A erva-doce é outra boa opção para aliviar gases", diz Leite.

Alimentação para dormir bem

Coma direito e boa noite
Comidas podem atrapalhar seu sono. A receita dos especialistas para espantar a insônia está aqui.
por Regina Célia Pereira | fotos Dercílio | design Robson Quinafélix




Se você quer ir para a cama com a certeza de que só vai acordar no dia seguinte — e com a maior disposição —, não entre na onda de abolir os carboidratos ao anoitecer. A recomendação vem do II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, conhecido como Ganepão, que aconteceu recentemente na capital paulista. Em sua palestra, o nutricionista Marcelo Ferro, de São Paulo, garantiu: "Alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de serotonina, que afasta a ansiedade e combate a insônia, e da melatonina, outro hormônio que favorece um sono tranqüilo".
Massas ou batata, portanto, vão muito bem na última grande refeição. E não representam perigo para a silhueta, ao contrário do que muita gente pensa. Aliás, essa história de que pratos do gênero depois das 6 da tarde têm relação com o aumento de peso não passa de mito. E a razão é muito simples. "Cada grama de carboidrato sempre fornecerá 4 calorias, nem mais nem menos, não importa a hora em que é ingerido", explica a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, a Abeso. "Para emagrecer é preciso controlar a ingestão calórica", ensina ela, que é jurada da segunda edição do Prêmio SAÚDE!.
Evitar exageros também tem a ver com a qualidade do sono. É que a comilança noturna — seja qual for o nutriente que prevaleça no seu prato — definitivamente não deixa ninguém dormir direito. À noite nosso metabolismo se desacelera e o corpo como um todo — os batimentos cardíacos, o ritmo da respiração e o processo digestivo — passa a funcionar mais lentamente. Daí que os excessos à mesa fatalmente vão resultar em um tremendo desconforto abdominal, capaz de tirar o sono de qualquer um.
Então, se bateu aquela vontade de comer macarronada, ceda à tentação, mas com parcimônia. "E, muito importante, jante cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama", recomenda o neurologista Flávio Aloe, do Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O bife suculento é irresistível para os fãs de carne vermelha. É o seu caso? Deixe para se deliciar com ele no almoço. Caso contrário, o risco de ter um sono interrompido ou até mesmo passar a noite em claro é grande.

O aviso é do nutricionista Marcelo Ferro, que, aliás, é taxativo: "Esse item deveria sumir do cardápio noturno", defende. A culpa recai sobre sua combinação de aminoácidos. Esses pequenos pedaços de proteína que compõem o alimento ativam o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina. Daí a temperatura do corpo e a pressão arterial tendem a subir.
Em péssima hora. Antes de fechar os olhos, quanto mais relaxado você estiver, melhor. Para perturbar ainda mais o sono, os tais aminoácidos do filé competem com uma outra partícula fundamental para quem quer dormir de um jeito gostoso: o triptofano. "É como se ele perdesse a força", explica Ferro.
A professora Lia Rita Bittencourt, especialista em sono da Universidade Federal de São Paulo, explica que o triptofano é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que, como já foi dito, está fortemente associado ao relaxamento profundo. Aliás, é graças a essa substância que o leite costuma ser citado como um alimento que combate a insônia, embora muitos desdenhem desse poder, pois a concentração não é lá grande coisa. Se você nota que um copo antes de ir para a cama lhe faz bem, vá em frente. No mínimo, seus ossos saem ganhando.INSÔNIA

Causas da Insonia

Não é fácil definir esse problema, que aflige cerca de um terço da humanidade. Isso porque, na realidade, a insônia não é uma doença, mas um sintoma de vários males. Para piorar, tem várias facetas. O caso clássico, aquele em que o indivíduo deita e não consegue pregar o olho, é apenas um tipo. Mas as pessoas que têm o sono picado ou acordam cedo demais também são consideradas insones. Outra pista para detectar as noites mal dormidas é despertar cansado com a sensação de estar em frangalhos.

Há três formas de insônia. A mais comum é transitória e dura no máximo uma semana. O tipo intermediário pode durar até três. Mas ela torna-se crônica se ultrapassar esse período. Aí é hora de procurar ajuda. É fundamental investigar as causas do problema e tratá-lo pois uma boa noite de sono tem funções vitais para a saúde.

As noites mal dormidas são apenas a ponta de um iceberg. Por trás delas podem estar fatores emocionais como depressão ou ansiedade, conflitos familiares ou no trabalho, álcool, doenças que causam dor ou desconforto como a fibromialgia, problemas hormonais, Parkinson, Mal de Alzheimer, mudanças de fuso horário, hábitos inadequados, predisposição genética e até mesmo outros distúrbios do sono.



Nenhum comentário: