12.29.2013

A cura para a artrite? Depoimentos de pessoas que possuem AR

A cura para artrite reumatóide, esperança 

Estudos comprova Eficácia Superior do Actenra no Controle da Artrite Reumatoide - anefloral@gmail.com 


Informações do estudo ADACTA, divulgadas no congresso anual da Liga Europeia contra o Reumatismo (EULAR, na sigla em inglês) em Berlim, na Alemanha, mostram que os pacientes adultos com artrite reumatoide que receberam Actemra® (tocilizumabe) como agente único de terapia tiveram, após 24 semanas, uma melhora significativamente superior na atividade da doença (medida pela redução na pontuação do DAS28, que é um índice utilizado pelos reumatologistas para acompanhar a atividade da atrite reumatoide) em comparação aos pacientes tratados com adalimumabe (também como agente único). A artrite reumatoide é uma doença autoimune que, segundo estimativas, afeta mais de 70 milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças. As juntas tornam-se cronicamente inflamadas, dolorosas e inchadas, e os pacientes podem se tornar incapacitados se n&atild e;o tratados adequadamente.
Pacientes com artrite reumatoide são normalmente tratados com medicamentos conhecidos como DMARDs (drogas anti-reumáticas modificadoras de doença). O metotrexato (MTX) é o DMARD mais utilizado. Quando os pacientes não respondem ao MTX, podem ser adicionados os medicamentos biológicos (como o adalimumabe e o tocilizumabe). No entanto, um em cada três pacientes recebem o tratamento biológico como monoterapia (sem a combinação com MTX), devido a intolerância ao MTX.
“Como há uma série de terapias aprovadas para pacientes com artrite reumatoide, é importante para eles e para os reumatologistas ter informações para escolher a melhor opção de trat amento individual”, afirma Hal Barron, chefe de Desenvolvimento de Produto Global e diretor médico da Roche. “Esse estudo mostrou que para os pacientes que requerem monoterapia, o Actemra® (tocilizumabe) é mais efetivo do que o adalimumabe, o que significa que os pacientes tratados com o tocilizumabe estão mais propensos a apresentar maior redução do DAS28, da dor nas articulações, dos inchaços, melhorando sua qualidade de vida.”
Resultados do ADACTA mostram que após 24 semanas de tratamento, pacientes com artrite reumatoide severamente ativa e intolerância ou resposta inadequada ao MTX:
• Alcançaram uma melhora na atividade da doença (redução de pontuação do DAS28) de, em média, 3,3 com o Actemra® (tocilizumabe) e 1,8 com o adalimumabe.
• Tiveram uma redução de 40% do DAS28 com Actemra® (tocilizumabe) e de 11% com o adalimumabe (DAS28<2 br=""> • Nas medidas ACR 20,50 e 70 (pontuação do Colégio Americano de Reumatologia) para avaliar a atividade da doença), alcançaram resposta de 65%, 47% e 33% com Actemra® (tocilizumabe), versus 49%, 28% e 18% com o adalimumabe.
As diferenças em todos esses pontos foram estatisticamente significantes. Efeitos colaterais foram comparados em dois grupos de tratamentos e a segurança do Actemra® (tocilizumabe), demonstrada no ADACTA, se mostrou consistente com os dados previamente obtidos nos estudos clínicos que levaram ao registro do medicamento.
Sobre o DAS28
O DAS28 é uma medida da atividade da artrite reuma toide. A pontuação é calculada por uma formula matemática complexa que inclui o numero de juntas doloridas e inchadas (em 28 articulações), a taxa de sedimentação de eritrócitos (um marcador de inflação sistêmica) e a avaliação global de saúde do paciente (indicada pela marcação de uma linha de dez centímetros entre “muito bom” e “muito ruim”). Uma pontuação DAS 28 superior a 5,1 indica uma atividade severa da doença, menos de 3,2 indica baixa atividade e menos de 2,6 significa remissão.
Sobre ACR 20, 50 e 70
A pontuação do “American College os Rheumatology” (ACR) representa a porcentagem de redução (20%, 50% e 70%) das juntas doloridas e inchadas em conjunto com uma melhora de três dos seguintes parâmetros:
• Reagente de fase aguda (como a taxa de sedimentação de eritrócitos).
• Avaliação global da atividade da doença feita pelo paciente.
• Avaliação global da atividade da doença feita pelo médico.
• Escala de dor. Questionário de avaliação de saúde (HAQ, na sigla em inglês).
Sobre ADACTA
ADACTA é um estudo fase IV , multicêntrico, randomizado, duplo-cego, desenhado para comparar a redução de sinais e sintomas da artrite reumatoide dura nte o tratamento em monoterapia (agente único) com Actemra® (tocilizumabe) e adalimumabe em pacientes adultos com atividade severa da doença que tenham intolerância a MTX ou para quem o tratamento contínuo com MTX não seja apropriado. Além disso, pacientes participantes do estudo ainda não haviam recebido qualquer tratamento biológico para artrite reumatoide.
326 pacientes foram aleatoriamente escolhidos (1:1) para receber, durante 24 semanas, 8mg/kg de Actemra® (tocilizumabe) a cada quatro semanas (mais placebo adalimumabe) ou 40mg de adalimumabe subcutâneo a cada duas semanas (mais placebo Actemra® (tocilizumabe)). O estudo atingiu seu objetivo primário ao constatar, após 24 semanas, uma redução si gnificativamente maior na pontuação de DAS28 nos pacientes tratados com Actemra® (tocilizumabe) em comparação com aqueles que receberam adalimumabe. Os efeitos colaterais nos dois tratamentos foram comparados e a segurança do Actemra® (tocilizumabe) no ADACTA se mostrou consistente com os estudos clínicos realizados previamente.


Uma única injeção de células modificadas pode ser a cura para a Artrite Reumatóide, segundo pesquisa da Universidade de Newcastle, na Inglaterra. A dose ajuda para o ataque do sistema imunológico às juntas. O prazo é de cinco anos para que a pesquisa seja concluída.
Na artrite reumatóide, a própria defesa do corpo ataca os tecidos, fazendo com que haja inflamações dolorosas e progressivas nas juntas.
O tratamento tradicional baseia-se no uso de antiinflamatórios e drogas que amortecem o sistema imunológico. Já o recente, aplica esteróides e vitaminas em células dendríticas dos glóbulos branco, fazendo com que entrem em estado "tolerante". Logo depois, elas são injetadas novamente no paciente.
A idéia dos cientistas é trazer o sistema imunológico de volta ao seu estado pré-artrite, quando não ataca o próprio corpo.
Até agora, o grupo ainda não testou o método em criaturas vivas. O próximo passo é experimentá-lo em oito pacientes. A técnica requer laboratórios especializados, mas tais gastos podem compensar décadas de custos com remédios para artrite reumatóide. Os autores do estudo sugerem que o mesmo procedimento pode vir a ser usado para curar a diabetes tipo I.
 

5 comentários:

Unknown disse...

Olá, tenho Ar há 6 anos e abandonei tratamentos convencionais há 10 meses.Decidi tratar me com medicina antroposofica, com Dr Antônio Marques em Juiz de Fora. Estou bem melhor hoje mas passei períodos difíceis sem corticoide e sem analgésicos. O tratamento se baseia em injeções de Helixior e árnica.O primeiro vem da Alemanha com custo baixíssimo.Na clínica dele conheci muitos casos de cura,já que a medicina antroposofica não se propõe a tratar mas sim.curar a doença. além disso, não como glúten tampouco leite e derivados.tbem faco uso de vitaminas D e ômega 3 e glutamina. Acho q todos deveriam consultarem se um.dia com Dr Antônio Marques, ele é sem dúvida uma sumidade no assunto além de ser um homem iluminado que nos traz paz no primeiro contato. Quer dúvida, meu email acep.adv@gmail.com. Fiquem com Deus!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Valeu Cândida está dado o seu depoimento. boaspraticasfarmaceuticas agradece.

Anônimo disse...

Ana candida,
Gostaria de seu contato para conversar sobre o tratamento antroposofico. Tenho ar e estou no desespero para uma melhora.
jorginhorios@hotmail.com
Agradecifo

Unknown disse...

Sou Jaqueline amorim, tenho 34 anos,com 24 anos descobri que tinha artrite reumatóide, tomo os medicamenentos:reuquinol 400mg e leflunomida 20mg,e preciso saber de mas informações sobre o tratamento..

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

TENÇÃO: Boas Práticas Farmacêuticas adverte aos leitores amigos que a AR ainda não foi descoberta a cura definitiva , mas o indivíduo pode recorrer a diversas formas de tratamentos para a artrite sempre que ela se tornar dolorosa e comprometer suas atividades diárias.
Para trazer o alívio da dor e melhora da capacidade de movimentos, recomenda-se uma alimentação cuidada, onde bebe-se bastante água e evita-se o consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, além de recorrer a medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, receitados pelo médico reumatologista, e à fisioterapia. A cirurgia para a colocação de uma prótese articular pode, em muitos casos, representar a cura da artrite naquela articulação, como ocorre na artrite séptica, por exemplo.
Para diagnosticar a artrite, o médico ortopedista ou fisioterapeuta poderá, além de observar os sinais clínicos da doença, como a deformidade articular, as características inflamatórias e ouvir as queixas do paciente, pedir um exame de raio-x para comprovar o inchaço local e a deformidade articular. Em alguns casos, a avaliação laboratorial do fator reumatoide pode ser útil, mas nem sempre é necessária. Para o diagnóstico da artrite séptica a punção do líquido sinovial da articulação afetada é indispensável.
O desgaste natural da articulação é uma das causas mais comuns da artrite, mas esta doença também pode ser causada pelo excesso de peso, super uso, idade, traumatismo direto ou indireto, fator genético e devido a fungos, bactérias ou vírus, que se instalam através da corrente sanguínea na articulação, gerando o processo inflamatório. Se esse processo não for revertido a tempo, pode levar à completa destruição da articulação e consequente perda da função.
O tratamento para a artrite visa basicamente aliviar os sintomas da doença e melhorar sua função, porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Para tal, pode-se recorrer a medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e imunossupressores e mudanças no estilo de vida, onde preconiza-se evitar esforços físicos.
Quando o indivíduo queixar-se de dor e de dificuldade nos movimentos, recomenda-se a fisioterapia e. nos casos mais graves, pode ser necessária uma infiltração com corticoides na articulação para um efeito analgésico e anti-inflamatório imediato. A prática de exercícios como natação, hidroginástica e Pilates também é indicada, pois ajudam no combate à inflamação e no fortalecimento muscular.
Contudo, se o médico achar que a articulação está muito desgastada e se não houver outros inconvenientes, ele poderá sugerir que se faça uma cirurgia para a colocação de uma prótese no local da articulação afetada. Uma das articulações que mais têm indicação cirúrgica é a do quadril e, em seguida, a do joelho.
A fisioterapia pode em muito ajudar o paciente com artrite. Através do tratamento fisioterapêutico, a inflamação poderá diminuir e será mais fácil realizar os movimentos. Poderão ser utilizados recursos anti-inflamatórios, analgésicos e exercícios de alongamento muscular e de mobilização articular para preservar os movimentos da articulação e evitar que novas deformidades se instalem.
A fisioterapia deve ser realizada no mínimo 3 vezes por semana, até a completa remissão dos sintomas da artrite. Cabe ao fisioterapeuta decidir que recursos usará para tratar esta doença.
Fonte : Tua Saúde