12.04.2013

Cientistas descobrem gene que aumenta eficiência no plantio de arroz

Infundido com gene Spike, grão pode aumentar até 36% sua produção.
Testes com novas variedades estão em andamento em vários países.

Da France Presse

Foto de divulgação mostra o pesquisador Tsutomu Ishimaru inspecionando grãos de arroz com o gene Spike (Foto: Irri/AFP)Foto de divulgação mostra o pesquisador Tsutomu Ishimaru inspecionando grãos de arroz com o gene Spike (Foto: Irri/AFP)
Cientistas descobriram um gene que pode aumentar a eficiência na produção mundial do arroz, um dos cultivos alimentares mais importantes do planeta, anunciou nesta terça-feira (4) o Instituto Internacional de Pesquisas do Arroz (Irri).
Testes preliminares mostram que as produções das variedades modernas de arroz grão longo (Indica), o tipo mais cultivado no mundo, podem aumentar entre 13% e 36% quando infundido com o gene chamado Spike, informou o instituto de pesquisas, sediado nas Filipinas.
"Nosso trabalho mostrou que o Spike é um dos grandes genes responsáveis pelo aumento da produção que os agricultores passaram tantos anos procurando", afirmou em um comunicado a diretora do laboratório de transformação genética do IRRI, Inez Slamet-Loedin.
Os testes com as novas variedades de arroz infundidas com o gene estão em andamento em vários países em desenvolvimento da Ásia, disse o rizicultor Tsutomu Ishimaru, diretor do programa de plantio Spike, conduzido pelo Irri. "Nós acreditamos que elas vão contribuir para a segurança alimentar nestas áreas assim que as novas variedades forem disseminadas", afirmou Ishimaru.
Aumentar a produção significa cultivar mais arroz na mesma quantidade de terra, usando os mesmos recursos. Mas não há uma escala de tempo definitiva para quando o arroz contendo o gene Spike será distribuída para fazendeiros, segundo a porta-voz do Irri, Gladys Ebron.
Este gene foi descoberto pelo agricultor japonês Nobuya Kobayashi, depois de uma longa pesquisa iniciada em 1989 com a variedade de arroz tropical "Japonica", plantada na Indonésia, disse Ebron. O arroz Japonica cresce principalmente no leste da Ásia e responde por 10% da produção global do grão.

Nenhum comentário: