12.05.2013

Sensação térmica no Rio chega aos 47 graus a duas semanas do verão


Banhista se refresca na Praia de Ipanema Foto: Luiz Gomes / Agência O Globo
Nesta tarde, temperatura chegou a 39,8 graus

Matheus Carrera 
Rio amanheceu com forte calor nesta quinta-feira Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo
Rio amanheceu com forte calor nesta quinta-feira Fernando Quevedo / Agência O Globo
RIO - A duas semanas do início do verão, que começa no dia 21, cariocas e turistas que estão na cidade já puderam ter uma prévia da estação nesta quinta-feira. Isso porque, com temperatura de 39,8 graus. A sensação térmica chegou aos 47, de acordo com informações do Twitter do Alerta Rio. A medição foi feita pela prefeitura do Rio às 13h em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. Às 14h, segundo o Climatempo, os termômetros marcavam 39 graus no Campo dos Afonsos. Por conta do forte calor, chove em algumas regiões do estado na tarde desta quinta-feira. Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), todos os rios do Norte e Noroeste do estado, além dos rios de Nova Friburgo e Bom Jardim, na Região Serrana, estão em estado de atenção.
Segundo a meteorologista do Climatempo, Aline Tochio, o forte calor em todo o estado é causado por ventos provenientes do interior do país, que trazem um ar mais quente. Na capital fluminense, o sol forte desde o início da manhã e o céu com poucas nuvens aumentam ainda mais o calor.
- Com céu claro, a radiação solar entra com mais intensidade. Além disso, é natural que em dezembro o calor fique mais forte. Tudo isso junto ajuda a elevar a temperatura - explicou a meteorologista.
O calor no Rio, no entanto, não é recorde. No dia 8 de janeiro, na Praça Mauá, os termômetros marcaram 40,9 graus. Já no segundo dia mais quente do ano, em 12 de novembro, a temperatura foi de 40,5 graus na estação de Marambaia, na Zona Oeste, e a sensação de calor foi de 48 graus.
No início da tarde, começou a chover de forma fraca em Macaé, no Norte Fluminense, e em Miguel Pereira, no Centro-Sul do estado. No restante do estado, não havia registro de chuva até as 15h30m. Os rios da Baixada, Angra dos Reis, Niterói, Paracambi e São Gonçalo permanecem em estado de vigilância, segundo o Inea. Mas, de acordo com o Climatempo, há risco de temporais ainda nesta quinta-feira.
- O forte calor pode causa chuva moderada a forte em todo o estado. Com isso, a gente pode ter uma virada no tempo nas próximas horas. Há risco de raios, ventania e até de granizo - disse Aline Tochio.
Segundo a meteorologista, uma frente fria vinda do Sul do país se aproxima do estado do Rio, mas só deve provocar chuva na sexta-feira, principalmente durante a tarde e à noite. A temperatura deve cair, mas o tempo continua abafado. Pela manhã, o sol aparece entre nuvens.
- As chuvas de hoje (quinta-feira) são causadas pelo forte calor. Amanhã (sexta), quem vai provocar chuva é a frente fria. As temperaturas caem, mas não há previsão de frio. Os termômetros devem atingir os 34 graus - afirma a meteorologista.
No sábado, o tempo fica instável, com sol fraco e previsão de chuva a qualquer hora. Os termômetros não devem passar de 31 graus. No domingo, o tempo melhora e o calor aumenta. A máxima deve chegar aos 35 graus. Segundo o Climatempo, deve haver chuva rápida durante a tarde por conta do aquecimento.
  • Forte calor traz chuva a diversas regiões, segundo Climatempo
  • Rios do Norte, Noroeste e de parte da Serra estão em atenção

Nenhum comentário: