6.24.2015

Nutricosméticos funcionam? Tire as dúvidas sobre as cápsulas da beleza





Benefícios dos nutricosméticos e como ingerir
Nutricosméticos funcionam? Tire suas dúvidas!
Foto: Danilo Borges

O que são os nutricosméticos?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica os nutricosméticosna categoria de alimentos funcionais, substância bioativa, suplementos nutricionais ou fitoterápicos. “Eles podem ter em sua composição vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal. A ingestão pode ser na forma de cápsulas e de alimentos como balas, bebidas ou iogurtes, tendo como principal objetivo promover a beleza (com açãoantirrugasanticelulite,antiacne) de dentro para fora”, resume Tiago Volpi, médico nutrólogo do Espaço Volpi (SP).
Eles são indicados para manter a saúde em dia?
Sim, pois além de complementar a alimentação, eles podem auxiliar tanto no tratamento quanto na prevenção de problemas sérios de saúde, como a obesidade. Além disso, existem tipos que garantem mais energia, disposição, diminuem a sensação de estresse e até melhoram o sono.

A alimentação não consegue suprir essa necessidade?
“Não. A nossa vida moderna nos faz trabalhar demais, dormir menos, comer de maneira errada, expor-se ao sol sem proteção e não cuidar da pele como deveríamos. Estamos rodeados por vários mecanismos que propiciam oenvelhecimento precoce. Isso destrói o ácido hialurônico, deixa a pele com tendência a manchas escuras, propicia o aparecimento de rugas e até de cabelos brancos”, alerta Maurício Pupo, farmacêutico e professor de Cosmetologia (SP).
Quando é preciso usar esses suplementos?
Conforme os anos vão passando e com os hábitos de vida nada saudáveis, é normal que o corpo não consiga repor sozinho os macro e micronutrientes que faltam ao organismo, e, com isso, precise de uma força extra que só a alimentação não é capaz de repor. É nessa hora que entra o nutricosmético para compensar essa perda e deixar os órgãos funcionando a pleno vapor. 
Posso ir à drogaria e escolher uma cápsula que acredito que meu corpo precise? 
“Embora eles sejam vendidos sem receita médica, o ideal é que você procure um especialista. Primeiro, porque ele pode indicar quais substâncias você precisa, na concentração certa e por tempo determinado”, alerta Jardis Volpe, dermatologista (SP). Ao comprar indiscriminadamente, mesmo que seja para reduzir a queda do cabelo ou mesmo fortalecer as unhas, você pode atuar apenas no efeito do problema e não na causa. Sem contar que tomar as cápsulas por conta própria pode até atrapalhar o diagnóstico de uma doença que possa estar causando esses problemas.
Essas cápsulas podem substituir cosméticos e tratamentos dermatológicos?
A sua utilização em qualquer uma dessas situações não dispensa o uso de medicamentos tópicos ou orais.
Em quanto tempo de uso o resultado aparece?
“De um modo geral, leva de dois a três meses para sentir a pele mais firme, o cabelo mais grosso e a celulite menos aparente. Para as unhas, no primeiro ou no segundo mês já é possível sentir melhora”, enumera Jardis Volpe.


Nenhum comentário: