7.31.2015

Cão-Guia

“É mais do que um cachorro, é uma extensão do meu corpo”

O jornalista Lucas de Abreu Maia, cego de nascença, mudou sua vida com a chegada de Annie, seu cão-guia

Yara Achôa, iG São Paulo | 19/07/2011 08:14

Foto: Yara Achôa Ampliar
Lucas e Annie: juntos em todas as horas
Cães-guias têm acesso assegurado por lei a qualquer ambiente e no transporte público. Mas não é comum vê-los circulando por aí – até porque são muito poucos.
Segundo especialistas, esses animais especialmente treinados não passam de 100 em todo o Brasil. E a maioria vem de fora do país – dos Estados Unidos, do Canadá ou da Europa.
Uma pena. Cães-guias proporcionam independência, são companheiros, trazem dignidade e auto-estima ao cego.
Leia também:
Deficientes visuais são reinseridos à sociedade com ajuda de cães

"Não me dei bem com a bengala e só podia sair quando alguém me guiava. Com a chegada da Annie, há sete anos, minha vida se transformou. Sai da casa dos meus pais, no Rio de Janeiro, fiz intercâmbio no exterior, e me mudei para São Paulo”, conta o repórter de política Lucas de Abreu Maia.
Hoje ele mora sozinho – ou melhor, na companhia de Annie. E não imagina sua vida sem a cadela. “Ela é mais do que um cachorro, é uma extensão do meu corpo. É a relação mais próxima que tenho. Quando pinta tristeza profunda, é ela quem abraço; quando estou de mau humor, também é ela que me aguenta”.
Lucas diz que sempre quis ter um cão-guia, mas levou tempo para conseguir o seu, em uma entidade americana, a Guide Dog Foundation for the Blind, em Nova York, com ajuda de uma das pioneiras em cães-guias no Brasil, Ethel Rosenfeld.

Pelo trabalho e grande responsabilidade que têm, esses animais se “aposentam” com oito anos de idade. Ou seja, em mais um ano no máximo, Annie deixará de ser a companhia constante de Lucas. “Só de pensar nisso meu coração fica apertado”, diz.
Mas a cadela continuará em contato com o dono, pois a ideia é deixá-la na casa de seus pais. “Quero que ela tenha uma velhice com qualidade”, explica o jornalista, que pretende arrumar outro cão-guia, possivelmente já treinado no Brasil.
Confira a história do advogado Rodrigo Galvão dos Santos: “É indescritível a sensação de autonomia com o cão-guia”

Nenhum comentário: