10.14.2015

Dilma: “quem tem moral para atacar minha honra?”

. Assista os vídeos

dilmacut

Reproduzo, para quem não viu, trechos do discurso de Dilma Rousseff ontem à noite, na abertura do Congresso Nacional da CUT, em São Paulo.

Neles, uma mudança de tom que ninguém menos que o ex-presidente Lula registrou assim: ” deixamos de ter apenas uma presidente para ter uma líder política. Hoje, a Dilma não fez um discurso de presidenta, com relatório do que cumpriu, mas veio dizer ‘eu sou a presidenta desse país com voto conquistado pelo povo e vou exercer meu mandato na sua plenitude. Hoje é como se ela estivesse falando, mulheres e homens do meu Brasil, não deem ouvidos aos nossos adversários porque eu assumi definitivamente a presidência do Brasil”.

De  fato, Dilma, pela primeira vez, endureceu o discurso, perguntando “quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficientes para atacar a minha honra?” . Ela disse que se insurge “contra o golpismo e suas ações conspiratórias” e disse que a sociedade conhece os “moralistas sem moral”.

– Quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficientes para atacar a minha honra?Lutarei para defender o mandato que me foi concedido pelo voto popular, pela democracia e por nosso projeto de desenvolvimento.
Dilma afirmou que o  inconformismo,com a derrota eleitoral ” agora transformou-se em um claro desejo de retrocesso político, de ruptura institucional”.
– Isso tem nome. É um golpismo escancarado.
E prometeu ir à luta política em defesa do  seu mandato: “Eu lutei a minha vida inteira pela liberdade e vou continuar lutando. E agora tenho ido à luta mais uma vez, e irei quantas forem necessárias. Lutarei para defender o mandato que me foi concedido pelo voto popular, pela democracia e pelo nosso projeto de desenvolvimento, de inclusão social, de combate às desigualdades”.

– Sou presidenta para dar continuidade ao processo de emancipação do nosso povo da pobreza, da exclusão, para fazer do Brasil uma Nação de oportunidades para todas e todos.
Veja, abaixo, os dois trechos do discurso de Dilma gravados pelo UOL.  A íntegra, disponibilizada pela sonolenta assessoria do Planalto, só está disponível em áudio, que pode ser ouvido aqui.

Dilma: “Quem tem biografia limpa o suficiente para atacar minha honra?”

Precisamos de estabilidade política para superar crise, diz Dilma

Nenhum comentário: