5.29.2017

Ocitocina: confira benefícios que o hormônio do amor pode produzir

Estar perto de pessoas que você gosta auxilia a produzir o hormônio


A ocitocina é um hormônio produzido na hipófise - a principal glândula do organismo - localizada no cérebro. Sua função mais conhecida é a de estimular a contração do útero na hora do parto. No entanto, a ocitocina não é exclusiva das mulheres, os homens também a fabricam. Além da sua função no parto, ela age como um neurotransmissor, regulando comportamento de interação social, sendo por isso também conhecida como o "hormônio do amor".

Benefícios da ocitocina


Os estudos evolucionários mais recentes indicam sua atividade na formação dos laços de afeto entre mães e filhos e também entre os casais e companheiros. O cérebro libera ocitocina quando existe o contato de pele entre as pessoas, e também quando existe a formação de uma relação de confiança entre elas. A ocitocina é dessa forma conhecida pela sua função de união entre as pessoas e desenvolvimento de ligações de carinho.

O interesse recente na ocitocina abriu um novo horizonte para entendermos o funcionamento cerebral e as relações humanas. Estudos encontraram entre as ações cerebrais da ocitocina o efeito positivo no desenvolvimento de estados de autoconfiança e empatia. Quanto mais alto os níveis de ocitocina no sangue, maior é a sensação de bem estar e felicidade.

E há também boas notícias com relação aos possíveis usos da ocitocina no tratamento de esquizofrenia, autismo, depressão pós parto e até para ajudar na perda de peso! Há estudos em andamento sobre o uso de ocitocina nasal para o tratamento de depressão pós parto.

Com relação ao peso, pesquisas recentes avaliam os possíveis efeitos da ocitocina em áreas do cérebro que controlam o apetite. Em um estudo com ratos de laboratório, injeções de ocitocina os fizeram comer menos e reduziram seu peso.

Produção de ocitocina


O nosso organismo produz naturalmente ocitocina. A preparação do parto em mulheres é a forma mais conhecida, mas hoje se sabe que ao perceber sensações de toque, carinho, conforto nosso corpo fabrica ocitocina, seja em mulheres ou homens.

Portanto, uma boa forma de auxiliar seu organismo a produzir ocitocina é estar perto de pessoas de quem você gosta e compartilhar momentos agradáveis com elas. Sim, o amor está no ar e é também um hormônio.

Referências


Scientific American Mind 24, 18 (2013) Published online: 11 April 2013 l doi:10.1038/scientificamericanmind0513-18b Maejima Y, Iwasaki Y, Yamahara Y, Kodaira M, Sedbazar U, Yada T. Peripheral oxytocin treatment ameliorates obesity by reducing food intake and visceral fat mass. Aging, 3(12), 1169-1177, 2011 Oxytocin reduces caloric intake in men; Lawson EA; 2015 

Dra. Andressa Heimbecher Soares Endocrinologia e Metabologia - CRM 123579/SP
especialista minha vida 

Saiba mais: 
Ocitocinas
A ocitocina, também chamada de oxitocina, é um hormônio sintetizado no núcleo supra-óptico do hipotálamo e transportada em pequenas vesículas envoltas por uma membrana através dos axônios dos nervos hipotálamo-hipofisário. Estas vesículas ficam armazenadas nos terminais nervosos encontrados próximos aos leitos capilares na neuro-hipófise até a sua secreção para a corrente sanguínea. Deste modo, a ocitocina apresenta dois sítios de origem: um ovariano e outro hipotalâmico.
Este hormônio também é responsável por desempenhar um importante papel no processo reprodutivo. Durante a fase folicular do ciclo reprodutivo e durante os estágios finais da gestação, a ocitocina estimula as contrações uterinas, que facilitam o transporte do esperma para o oviduto durante o período fértil.
O estímulo primário para a liberação da ocitocina é a distensão mecânica da cérvix uterina provocada pela insinuação do feto no momento do parto, bem como o ato de sucção da glândula mamária. Os impulsos são transmitidos por nervos aferentes que conduzem o reflexo para os corpos neuronais, causando a despolarização da membrana nervosa, que se propaga para a região terminal do axônio. O influxo de cálcio gera a fusão dos grânulos e exocitose dos conteúdos granulares, e, então, a ocitocina e sua neurofisina são liberadas para a circulação sanguínea, sendo encontradas sob a forma livre ou ligadas a proteínas plasmáticas.
A ocitocina gera também outras ações, como a ejeção do leite. Na lactante, estímulos táteis e visuais, juntamente com a sucção induzem a liberação da ocitocina na corrente sanguínea, levando a contração das células mioepiteliais que circundam os alvéolos presentes na glândula mamária, resultando na liberação do leite. Este hormônio possui também ação vasodilatadora e ação antidiurética fraca. Estima-se que a meia-vida da ocitocina gire ao redor de 5 a 12 minutos.
Estudos realizados apontaram também que a ocitocina está relacionada com o orgasmo, tanto masculino, quanto feminino. Os pesquisadores propuseram que é possível que haja uma interação entre as contrações musculares e o desejo sexual/orgasmo.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocitocina
http://www.anestesiologia.com.br/anestesinfo.php?itm=85
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2007/09/12/297695317.asp

 Por Débora Carvalho Melda

Nenhum comentário: