11.21.2017

Câncer de Próstata

Câncer de prósta
Também chamada de: Carcinoma da próstata

Close transversal do câncer de próstata de um homem.
Homem com câncer na próstata, uma pequena glândula do tamanho de uma noz que produz o líquido seminal.
Muito comum
Casos por ano: mais de 2 milhões (Brasil)
O tratamento é feito com auxílio médico
Requer um diagnóstico médico
Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem
A próstata masculina produz um fluido seminal que nutre e transporta o esperma.
Os sintomas incluem dificuldade em urinar, mas, às vezes, não há sintomas.
Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente. Em alguns casos, é recomendado monitoramento. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.
Idades afetadas
0-2
Nunca
3-5
Nunca
6-13
Nunca
14-18
Nunca
19-40
Extremamente rara
41-60
Raro
60+
Comum
Consulte um médico para receber orientação
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino, que possui como função produzir e armazenar um fluido incolor, que constitui em até 30% do fluido do sêmen, junto aos espermatozoides. A próstata está localizada abaixo da uretra e posterior ao reto.
Prostata Onde Fica.png
E o que é o câncer de próstata?
Câncer de próstata é uma neoplasia que se desenvolve na próstata. As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente os ossos e os linfonodos. As taxas de incidência deste tipo de carcinoma variam amplamente no mundo: o câncer é menos comum no sul e leste da Ásia e mais comum na Europa e Estados Unidos. O câncer é menos comum entre homens asiáticos e mais comum entre homens negros. Não é obrigatoriedade, mas este tipo de câncer se desenvolve mais frequentemente em homens acima dos 50 anos de idade. É o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melonoma.

 Prevenção do Câncer de Próstata!

A melhor prevenção do Câncer de Próstata é a realização frequente de visitas ao urologia e realização dos exames preventivos. Os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata são a análise de sangue e o toque retal, o mais preciso. Recomenda-se a realização uma vez ao ano em homens acima de 45 anos, porém, em caso de histórico na família, é necessária a realização do exame antes dos 40 anos.
Vida Saudável
Uma das formas de prevenir o câncer de próstata é aderir a uma alimentação saudável, incluindo no cardápio alguns alimentos específicos, como a realização de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura.
Segundo alguns médicos, o consumo de tomate, rico em licopeno, tem sido associado a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores na próstata. Outros alimentos como soja, chá verde, alho, cebola e brócolis também podem ter efeito protetor de câncer de próstata, segundo estudos epidemiológicos.
Realizar pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, evitar o consumo de álcool e não fumar são essenciais para a prevenção do Câncer de Próstata. Por isso, nunca deixe de adotar uma rotina saudável em prol do seu corpo!



Câncer de Próstata

Câncer de próstata: Saiba mais sobre uma nova arma em seu tratamento.



AddThis Sharing Button

A Villela Pedras realiza tratamento para Câncer de Próstata com Cloreto de Rádio (223 Ra) e possui casos de sucesso.

No Brasil, o câncer de próstata (CP) é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (www2.inca.gov.br). O CP é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Atualmente no Brasil, estamos observando um aumento na incidência deste tipo de câncer, provavelmente justificado pela melhoria dos métodos diagnósticos e pelo aumento na expectativa de vida da população.
A grande maioria dos CP apresentam crescimento lento e seus sítios de metástases mais comuns são os linfonodos e os ossos. Felizmente, nos últimos anos, drogas terapêuticas trouxeram resultados significativos para os pacientes com esses tumores. Nesse post desejamos explicar sobre uma nova droga recentemente aprovada para uso em nosso país, o Cloreto de Rádio (223 Ra), tratamento realizado por Centros de Medicina Nuclear devidamente capacitados e registrados.
Cloreto de rádio (223 Ra) é indicado para o tratamento de pacientes com CP com metástases ósseas sintomáticas, sem metástases viscerais conhecidas e que são resistentes à castração.  É sabido que 90% dos pacientes com tumores resistentes a castração apresentam evidência radiológica de metástases ósseas, as quais são a principal causa de morte, incapacidade e perda de qualidade de vida, bem como do aumento dos custo do tratamento.
Cloreto de rádio (223 Ra) é um radiofármaco administrado por via endovenosa. Ele se liga a áreas de aumento do metabolismo ósseo de metástases, mimetizando o Cálcio, e emite uma radiação alfa capaz de provocar dano importante ao DNA tumoral (efeito citotóxico). Como a radiação alfa é de alta energia e capaz de percorrer mínimas distâncias, o dano é intenso porém limitado a região tumoral, poupando o tecido sadio adjacente. Isso faz com que ela tenha baixa incidência de efeitos colaterais.
Em um grande estudo recente sobre o Cloreto de Rádio (223 Ra), publicado em uma das revistas médicas de maior impacto científico (http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1213755#t=article), este mostrou de forma significativa dois grandes benefícios:
  • redução no número de eventos ósseos (ex.: fraturas e cirurgias ortopédicas relacionadas ao câncer, diminuição do número de indicações de radioterapia para alívio da dor óssea, redução de episódios de compressão medular);
  • aumento da sobrevida global, parâmetro mais importante em estudos que avaliam tratamentos contra o câncer. Os pacientes que receberam o cloreto de rádio (223 Ra) viveram mais.
  • Acesse  mais :
  •  

Nenhum comentário: