11.17.2017

Opções saudáveis que não podem faltar na sua bolsa


livmais
Oi pessoal…
Então, muitos ficam se perguntando como fazer as pequenas refeições na correria do nosso dia a dia… aqui você vai descobrir que é bem mais pratico e gostoso do que imagina.
Vivemos em uma época onde o tempo é algo escasso.Temos que administrar trabalho, casa, família, lazer e estudos. É uma correria sem fim e ainda tem que cuidar da saúde, afinal nunca estivemos tão doentes. Apesar disso, é cada vez maior o número de pessoas que se preocupam com a saúde, qualidade de vida e bem estar.
A maioria das pessoas saem de casa muito cedo e voltam tarde, passam o dia em escritórios e acabam tendo que fazer suas refeições na rua o que se torna um problema quando se fala em escolhas saudáveis. E a dúvida mais comum que recebo é: como posso comer de forma saudável mesmo nestas condições?
O maior erro que se pode cometer é sentir fome e não ter em mãos algo saudável por duas razões: a primeira é que com fome você tende a não pensar muito, perde o poder de decisão e escolha (aquela velha dica de nunca ir ao mercado com fome, sabe?) e acaba comendo o que vê pela frente, o que na rua, em geral, são salgadinhos, biscoitos e doces. A segunda razão é não ter se planejado para ter sempre em mãos algo para comer e que seja saudável, prático e não estrague com facilidade.
O segredo é planejamento e organização! Sempre! E para facilitar sua vida, vou te dar 5 opções de alimentos que não podem faltar na sua bolsa e que vão te salvar nos momentos em que a fome bater:
  1. Oleaginosas: são excelentes opções para se ter na bolsa.São práticas, não precisa descascar, lavar, cortar e não estragam com facilidade.Nutricionalmente, são ricas em gorduras boas como os ômegas 3 e 9, fibras, nutrientes essenciais para nosso corpo como vitaminas E, selênio e zinco, além de compostos fenólicos que agem como antioxidantes no nosso organismo. Não precisa ter medo só porque são calóricas. Precisamos da gordura e o segredo é quantidade e qualidade. Algumas opções: amêndoas, nozes, castanha do Pará, macadâmia, castanha de caju, noz pecã e pistache.
DICA 1
Fotografia_ Babi Medeiros
  1. Frutas secas: são uma ótima opção já que têm maior prazo de validade (em geral 6 meses) e não precisam de refrigeração. São ricas em fibras,Vitaminas A, do complexo B e sais minerais. Uma grande vantagem das frutas secas é que no processo de desidratação elas concentram mais seus açúcares naturais ou seja elas ficam mais doces, o que é ideal para aquelas pessoas que amam um docinho. Mas, cuidado! Nada de comer a vontade, ok? Opções de frutas secas: damasco, ameixa seca, uva passa, banana passa, tâmaras, abacaxi e maçã.
DICA 2
Fotografia_ Babi Medeiros
  1. Sementes: são excelentes no quesito praticidade, sabor e nutrientes. Recomendo duas opções para ter em mãos sempre: semente de abóbora e girassol. A semente de abóbora você deve comprar sem casca e sem sal. É muito saborosa, rica em vitamina E, magnésio (que melhora sintomas de ansiedade e TPM), riquíssima em fibras e é vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, que contém na semente e auxilia na prevenção e tratamento da depressão por conter triptofano.
DICA 3
Fotografia_ Babi Medeiros
  1. Frutas: têm os mesmos benefícios das frutas secas, porém têm maior teor de água. A desvantagem é que não dá para esquecer dentro da bolsa, pois estragam facilmente. Planeje-se e se organize para levar pelo menos uma fruta in natura. Se for banana, maçã ou pêra pode levar inteira e só deixar em um pote para não amassar. Se for mamão, melão, melancia, abacaxi, manga, morango ou uva, você porciona já na quantidade certa que vai consumir, deixa em um potinho e leva. Lembre-se: se estiver muito calor, estas últimas que vão já cortadinhas devem ficar um tempo na geladeira.
DICA 4
Fotografia_ Babi Medeiros
  1. Barrinhas: estas ficaram de propósito como última opção, pois a prioridade é comer comida de verdade e evitar sempre que possível os industrializados. Mas, é claro que sempre há boas opções no mercado e que podem ser usadas aliadas a uma alimentação balanceada. Sugestões de marcas que usam poucos ou nenhum aditivo químico, açúcar e gordura: Bio2 organic, Hart´s, Levittá sementes, love e mixednuts. Elas são mais caras do que as convencionais, mas como disse antes, não recomendo consumir diariamente e sim variando com alimentos já citados acima.
DICA 5
Fotografia_ Babi Medeiros
Sobre a quantidade que você deve consumir de frutas secas, sementes e castanhas, pode variar de pessoa para pessoa e da opção que você escolher, mas de uma maneira geral, um punhado na palma da mão (semelhante à foto abaixo).
Lembre se : para armazenar na sua bolsa, use tubetes, potinhos de plástico e saquinhos de sacolé já na porção de consumo. Faça mix de sementes, oleaginosas e frutas secas e varie sempre!

Nenhum comentário: