11.14.2017

Suplementos de cálcio

Por Nadielle Silva BIDU
O cálcio é um dos minerais de importância ímpar no organismo humano, exercendo importantes funções celulares, principalmente sobre o sistema ósseo. Com o envelhecimento, alguns órgãos sofrem alterações que comprometem o seu funcionamento, como no caso do osso que tem a sua densidade reduzida a partir do envelhecimento, aumentando o risco de fraturas e de doenças ósseas como, por exemplo, a osteoporose. Uma opção para diminuir este desgaste ósseo é a utilização de suplementos medicamentosos à base de sais de cálcio, os quais possuem concentrações diferentes de cálcio, além de necessitarem de um pH estomacal ótimo para absorção e apresentarem diferentes graus de solubilidade,podendo, portanto, serem utilizados em diferentes situações clínicas. Além da redução da perda óssea, tal forma de tratamento possui outros benefícios como a redução da pressão sanguínea e redução da dislipidemia, mas também
está associado à calcificação vascular e outros riscos que promovem o aumento da mortalidade nos pacientes, além de promover o acúmulo de metais pesados. Como estes suplementos podem ser adquiridos sem prescrição médica, os
mesmos estão facilmente ao alcance da população idosa que é induzida pelas campanhas publicitárias, sendo risco de ocorrência de complicações multiplicado. Com isso, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão sobre os riscos e benefícios relacionados à suplementação medicamentosa de cálcio realizada, geralmente sem orientação médica, por idosos.

Estudo diz que ingerir mais de 1.400mg do nutriente pode aumentar as chances de doenças cardíacasResultado de imagem para cálcio riscos e benefícios


Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram que mulheres que tomam suplementos alimentares de cálcio em excesso têm mais chances de morrer em decorrência de doenças cardiovasculares. As novas descobertas vêm na esteira de outro estudo recente, no qual encontraram um risco aumentado de morte relacionado à ingestão de cálcio entre os homens, mas não haviam encontrado essa relação em mulheres. O novo relatório foi publicado dia 12 de fevereiro edição online do British Medical Journal.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram dados de mais de 61 mil mulheres inscritas em um estudo sobre mamografias. Durante aproximadamente 19 anos de acompanhamento, aproximadamente 12 mil mulheres morreram - quase quatro mil por doenças cardiovasculares, 1.900 por doença cardíaca e 1.100 por AVC.
Os autores do estudo concluíram que as mulheres que tomavam mais de 1.400 miligramas de cálcio por dia tinham duas vezes mais chances de morrer do que as mulheres que ingeriram de 600 a 999 miligramas por dia ou não tomaram suplemento algum. Por outro lado, as mulheres que tomaram menos de 600 miligramas de cálcio por dia também tinham um risco aumentado de morte, se comparadas com aquelas que ingeriram quantidades dentro do estipulado.
De acordo com os autores, o estudo mostra apenas uma relação entre os suplementos de cálcio e o risco de morte cardiovascular, porém não estabelece uma relação de causa e efeito. Os pesquisadores afirmam que é preciso se preocupar com o aumento da ingestão de cálcio não daqueles que estão recebendo o suficiente por meio da dieta, mas sim em pessoas com uma baixa ingestão do mineral. Eles também dizem que não há um único estudo que demonstre qualquer perigo ao corpo se o cálcio for conseguido a partir da dieta.

Evite sete erros ao tomar suplementos alimentares
Segundo dados de pesquisas feitas pelo IBGE, 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia. Por esse motivo, suplementos alimentares fazem parte da nova pirâmide alimentar chamada Healthy Eating Pyramid, desenvolvida recentemente por cientistas da Universidade de Harvard (EUA). Mas, na hora de incluir os suplementos na dieta, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas. Conversamos com especialistas e listamos os maiores erros na hora de ingerir suplementos alimentares:

Nenhum comentário: