4.08.2009

CABELOS DANIFICADOS


Sol, areia, vento e cloro da piscina são fatores que ajudam a detonar os fios no verão.
A causa dos problemas, a salvação para os fios e produtos para recuperar quatro tipos de cabelo: os sem vida, os ressecados, os desbotados e os embaraçados.

1. Cabelo sem vida, murcho

Causa: os raios solares, o vento, o sal, o cloro e as altas temperaturas removem a umidade natural e destroem a queratina do cabelo.
Com isso, os fios perdem “massa”, ficam frágeis e quebradiços. “O quadro se agrava se o cabelo já estiver danificado pelo excesso de secador e chapinha, abuso de processos químicos e dieta desequilibrada”.

Salvação já: Faça cinco aplicações seguidas de ampolas com ativos reconstrutores, dia sim, dia não. Se preferir, recorra a máscaras enriquecidas com queratina e creatina (para repor os lipídios naturais) e silicone (sela as partes mais danificadas).

Boas opções: Maxi Carga de Queratina e Extratos Vegetais, Kendra; Fluido de Queratina Amino Shock, Vive Cosmétique; Concentrado de Queratina Vegetal e Semi di Lino, Farmaervas; Concentrado de Proteína e Creatina, Helcla.

Para prevenir: dê um tempo a secador, chapinha e químicas; enriqueça seu cardápio com proteínas (peixes e carnes magras); faça tratamentos reconstrutores com regularidade.

2. Cabelo desbotado, com a cor diferente
Causa: os raios UV penetram no interior do fio (córtex), onde ficam os pigmentos naturais e artificiais, oxidando-os. A agressão desbota os cabelos: os escuros ficam avermelhados e os loiros ganham um amarelado feio.

Salvação já: aplique xampu tonalizante no tom do seu cabelo (é bom recorrer a um cabeleireiro, pois talvez seja necessário fazer uma decapagem, isto é, clarear por igual, para só então aplicar o tom escolhido).

Para prevenir: use chapéu de abas largas e trama fechada; aplique produtos com ação protetora da cor sempre que se expuser ao sol e mergulhar no mar ou na piscina.

Boas opções: Leave-in Color Care Protect, Paul Mitchell; Xampu Solare Color Protection, Truss; Creme para Pentear Revitalizante da Cor, Lunna Hair; Xampu Elsève Regenium, L’Oréal Paris.

3. Cabelo opaco, ressecado
Causa: “a exposição direta e constante ao sol degrada as ceramidas, um tipo de cimento capilar que mantém as escamas dos fios unidas. Uma vez danificadas, elas se abrem, deixam os nutrientes internos saírem e a superfície do cabelo fica áspera e opaca”, diz a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife.

Salvação já: aplique uma máscara de alto poder hidratante de duas a três vezes por semana, use linhas com ativos doadores de brilho (como extrato de pérola e de orquídea) e com ingredientes hidratantes (como aminoácidos do leite e do trigo, pantenol).

Para prevenir: evite secador e chapinha (o calor desidrata ainda mais o cabelo), use chapéu e filtro solar capilar e adote diariamente produtos hidratantes com ativos iluminadores.

Boas opções: Mousse Brilho Acetinado, Aspa; Máscara Total Gloss Fio & Pontas, Aroma do Campo,; Xampu Elsève Nutri-Gloss com Proteína de Pérola, L’Oréal Paris; Xampu Orquídea para Cabelos Opacos, Colorama,.

4. Cabelo embaraçado

Causa: “O cabelo tem cargas elétricas. Diante de uma agressão mecânica, provocada por escova, pente ou até na hora de lavar, ou química – tintura, alisamento, escova progressiva, descoloração –, elas se desequilibram e deixam os fios emaranhados”, diz o tricologista Adriano Almeida, de São Paulo.

Salvação já: passe um creme específico para pentear, aqueça os fios (com touca térmica ou toalha quente) por alguns minutos e desembarace mechas finas com um pente de madeira de dentes largos.

Para prevenir: não abra mão do condicionador ou de uma boa máscara hidratante, pois eles ajudam a estabilizar as cargas elétricas; nunca durma com os fios molhados e muito menos sem desembaraçá-los; quando sair ao vento ou for à praia, prenda um rabo-de-cavalo com elástico firme, porém revestido, para não quebrar os fios.

Boas opções: fluido Nutritivo e Protetor Manteiga de Manga, Klorane, 60,60 reais; Hidratante Capilar, Fênix; Máscara Queratina Ativa Umidess, Zhera; Creme Finalizador Leave-In Tutano e Castanha do Brasil, Kendra.

Nenhum comentário: