4.09.2009

Saiba como identificar problemas de visão na idade pré-escolar


Saiba como identificar problemas de visão na idade pré-escolar
Desempenho do aluno fica prejudicado por não enxergar bem.
Pais e professores devem observar se criança apresenta sintomas.

O baixo rendimento em sala de aula muitas vezes está relacionado a algum problema de visão e o estudante, pais e professores nem se dão conta disso. E, quanto menor a idade desse aluno, maior é a dificuldade para identificar essa deficiência porque a criança não sabe avaliar que enxerga mal.

Detectar e corrigir esse problema já na fase pré-escolar pode ser crucial já que é nessa faixa etária, em geral até os 7 anos, que os nossos olhos permanecem em desenvolvimento. Por isso, cabe aos pais e professores ficarem atentos aos sintomas que a criança pode apresentar.

"Dor de cabeça, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos são alguns sinais de que pode ter algum problema de visão", afirma Mônica Cronemberger, médica oftalmologista do Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"Também pode acontecer de a criança coçar os olhos ou aproximar muito os objetos do rosto na tentativa de enxergar melhor”, explica. “Quando a criança está desatenta à aula ou tira notas baixas, os pais em geral não pensam que pode ser algo ligado à visão."

A estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que de 3% a 10% das crianças de 7 a 10 anos do país precisam usar óculos. Na infância, são mais frequentes os vícios de refração: miopia (dificuldade em enxergar de longe), astigmatismo (apresenta visão distorcida tanto de perto quanto de longe) e hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto).


Escolas adaptam aulas de educação física para alunos com deficiência Saiba como evitar atitudes violentas dos filhos na escola IBGE faz pesquisa inédita sobre a saúde dos estudantes brasileiros
--------------------------------------------------------------------------------
Exame de vista

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP), o problema é que 8 em cada 10 crianças em idade pré-escolar nunca passaram por exame de vista.

Pais e professores podem aplicar, em casa ou na escola, alguns testes de acuidade visual, mas não substituem a consulta médica. No site do instituto , é possível acessar diferentes testes on-line.

"Além dos testes de acuidade visual em ganchos (para adultos analfabetos), figuras (para crianças que não sabem ler) e alfabeto (para alfabetizados), há também o teste de Ishihara, que permite avaliar o daltonismo. Embora isso não interfira na acuidade visual, é importante para entender a relação da criança com o mundo", afirma Queiroz Neto.

A Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina tem distribuído kits aos seus professores para testar, em sala de aula, os alunos. O manual que é entregue aos docentes pode ser acessado no site da secretaria .

“É nessa faixa etária que se tem que prevenir. Os nossos professores estão capacitados para aplicar os testes e perceber, pela atitude do aluno, se há algum problema de visão. Após essa primeira triagem em sala de aula, os alunos serão encaminhados ao oftalmologista e a secretaria dará os óculos”, afirma Elizete Aparecida Ouriques, gerente de Valorização do Educando da Diretoria de Apoio ao Estudante da secretaria. A estimativa é que 400 mil alunos do 1º ao 5º ano tenham a visão testada.

Consulta

Os médicos, no entanto, afirmam que a consulta no oftalmologista é imprescindível. "Quanto mais cedo esses problemas são detectados, melhor é o prognóstico”, diz Mônica Cronemberger, da Unifesp.

Na avaliação de Queiroz Neto, o primeiro exame de vista deve ser feito aos três anos de idade. "Quando os pais usam óculos, deve ser antecipado para a idade de dois anos.”

Desde pequena

Na casa da enfermeira Jacqueline Chagas do Nascimento Odri, 43 anos, as suas duas filhas são acompanhadas de perto por um oftalmologista.

A mais velha, Julia, de 13 anos, usa óculos desde bem pequena e diz que eles já fazem parte da sua personalidade. “Tive várias armações, algumas coloridas. Tenho até óculos de sol com grau”, conta ela, que não tira os óculos para nada. “Estou superacostumada e prefiro mais do que usar lente de contato.

A irmã mais nova, Fernanda, de 9 anos, percebeu que precisava usar óculos quando foi fazer um curso de leitura, há quase um ano. “As linhas ficavam embaralhadas e eu não conseguia ler”, relembra.

Ainda na fase de adaptação, Fernanda conta que às vezes só sente que está sem os óculos no meio da aula. “Já aconteceu de eu perceber que não estou enxergando e aí corro para colocar os óculos”, conta. “Uso também quando assisto à televisão ou fico no computador”.

Sinais de problemas de visão na infância
Até 2 anos De 3 a 7 anos
Tem lacrimejamento constante Tomba a cabeça para um lado
Apresenta fotofobia Tem dor de cabeça ou nos olhos com frequência
Os olhos ficam com uma cor acinzentada ou opaca Assiste à TV muito próximo da tela
A criança não se interessa pelo ambiente ou pelas pessoas Os olhos ficam desviados para o nariz ou para fora
Os olhos ficam vermelhos e com secreção Esfrega os olhos após esforço visual
Fecha um dos olhos em locais ensolarados
Fonte: oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier


Globo.com

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Moderna Cirurgia a Laser para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo
(Correção Personalizada e Segurança Adicional)
O que é a cirurgia a Laser?
Qual a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?
Miopia
Hipermetropia
Astigmatismo
Presbiopia
Sou um bom candidato à cirurgia a laser?
Perguntas mais frequentes
Novidades:
Técnicas especiais para Córnea Fina.
Reoperações de casos complexos.
Correções de Altas Miopias
Informações e Dicas Antes de Realizar sua Cirurgia
O que é a cirurgia a Laser?
A cirurgia a laser é uma técnica utilizada para a correção dos erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo), através da alteração da curvatura da córnea. Precisos feixes de laser são aplicados sobre a córnea (camada transparente, mais superficial do olho) com o objetivo de remodelar a óptica ocular, proporcionando uma visão mais nítida.



Ilustração 1 – Desenho esquemático do olho humano em corte sagital


TOPO
Qual a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?
Tanto a miopia, quanto a hipermetropia e ou astigmatismo podem ser atualmente corrigidos com uma altíssima taxa de sucesso. No paciente emétrope (visão normal) a imagem é nítida pois os raios de luz atingem a retina, coincidindo sobre um mesmo ponto.

Miopia:
Na miopia (visão ruim para longe) os raios de luz atingem um ponto localizado antes da retina. Isso se deve a uma curvatura corneana aumentada ou um comprimento do olho acima do normal. Nesse caso, o laser irá aplanar a córnea.
Hipermetropia:
Na hipermetropia (visão ruim para perto e muitas vezes também ruim para longe) os raios de luz atingem um ponto localizado atrás da retina. Isso se deve a uma curvatura corneana diminuída ou comprimento do olho menor que o normal. Nesse caso, o laser irá abaular o centro da córnea.
Astigmatismo:
No astigmatismo (imagem distorcida tanto para longe quanto para perto) os raios de luz não se formam num mesmo ponto.
Presbiopia:
Na presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, a visão torna-se ruim para leitura de perto. Geralmente tal processo, inicia-se após os 40 anos de idade, pois está diretamente relacionada à idade.
TOPO

Ilustração 2
< Visão do Emétrope - Ausência de Grau

Boa Visão de Longe e Perto
< Visão do Présbita

Vista Cansada

< Visão do Hipermétrope

Embaçamento para perto
< Visão do Miope

Embaçamento para Longe



Sou um bom candidato à cirurgia a laser?
Para a análise dos candidatos à cirurgia a laser, é necessário um exame oftalmológico completo, o qual deverá ser realizado por um especialista em cirurgia a laser.

Para um ótimo resultado, é necessário o preenchimento de alguns critérios de segurança como:

Idade superior a 18 anos
Ausência de doenças oculares
Ausência de doenças sistêmicas
Ausência de gravidez
TOPO

Perguntas mais Frequentes
Como é feita a cirurgia a laser? É necessário internação?
Quais as chances de sucesso?
A cirurgia dói?
Quanto tempo após a cirurgia posso retornar ao trabalho e atividades esportivas?
Existe algum risco?
Quais as diferentes técnicas para correção a Laser?
O que há de mais moderno?
O que é a cirurgia a laser personalizada?
TOPO

Como é feita a cirurgia a laser? É necessário internação?
A cirurgia é realizada sob anestesia tópica (colírio) e leva em média 15 minutos por olho. Não é necessária internação antes ou após a cirurgia e os pacientes são liberados imediatamente após a cirurgia.

Quais as chances de sucesso?
As chances de sucesso são altíssimas e a grande maioria de nossos pacientes têm suas expectativas atendidas. A Laser Vision orgulha-se de ser um centro de referência internacional para tratamento de casos simples e complexos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A cirurgia dói?
A cirurgia é realizada somente com anestésicos tópicos (colírio) e os pacientes não sentem absolutamente nenhuma dor durante a cirurgia.

TOPO

Quanto tempo após a cirurgia posso retornar ao trabalho e atividades esportivas?
Na maioria das vezes é possível retornar ao trabalho entre 1 e 3 dias após a cirurgia. Também é possível retornar às atividades esportivas após 1 semana.

Existe algum risco?
Quando a cirurgia é bem indicada, por profissionais super-especializados no assunto, e realizada com equipamentos de última geração, as chances de complicações são mínimas.

Quais as diferentes técnicas para correção a Laser?
Diferentes Técnicas de Cirurgia a Laser
Diferentes técnicas podem ser empregadas para a correção visual a laser, incluindo: LASIK, PRK, LASEK e Epi-LASIK.

LASIK: é a técnica mais comumente empregada e consiste na criação de uma lamela (flap) para a posterior aplicação dos feixes de laser na parte central da córnea. A lamela é criada com o auxílio de um aparelho chamado microcerátomo e produz um disco circular na córnea. O LASIK tem como grandes vantagens a recuperação visual muito rápida, com mínimo desconforto pós-operatório. A técnica de LASIK pode ser utilizada para a correão da miopia, astigmatismo e hipermetropia.

TOPO

Ilustração 4 – Correção a Laser pela técnica LASIK

CRIAÇÃO DA LAMELA CORNEANA



PRK: o PRK é uma técnica que vem sendo realizada há quase 20 anos, e também apresenta uma alta taxa de sucesso e previsibilidade. Consiste na remoção mecânica da camada mais superficial da córnea (epitélio) e subsequente apliação dos feixes de laser. O PRK tem como grande vantagem o altíssimo nível de segurança, especialmente em paciente com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura. O PRK é utilizado principalmente para a correção de baixos a moderados graus de miopia e astigmatismo.

TOPO

Ilustração 4 – Correção a Laser pela técnica PRK



O LASEK consiste numa pequena variação do PRK, onde é criada uma fina lamela (flap) com o epitélio ( camada mais superficial da córnea). A criação do flap epitelial é geralmente facilitada pele aplicação de uma solução alcoólica. O objetivos teóricos seriam aumentar o conforto pós-operatório, mas não existem ainda evidências científicas que definitivamente comprovem tais benefícios. Apesar de outras técnicas estarem em desenvolvimento, o LASIK e o tradicional PRK continuam sendo as técnicas mais comumente empregadas devido ao alto grau de segurança e eficácia comprovados ao longo dos anos.

TOPO

O que há de mais moderno?
O recente software “Tissue Saving” permite economizar até 30% do tecido a ser removido com o laser, sendo de grande utilidade para os pacientes que possuem a córnea mais fina. Além da segurança adicional, uma espessura corneana maior permitirá um eventual retratamento anos após a cirurgia inicial.

Dentre as maiores inovações tecnólogicas atuais, destaca-se o equipamento de Excimer Laser Zyoptix – Z100 (produzido pela companhia alemã Bausch&Lomb), o qual já encontra-se disponível para sua cirurgia no Centro Avançado de Laser.
Além disso, novíssimos softwares como o “Tissue Saving” (Preservação Programada da Córnea) e a Cirurgia Personalizada representam o que há de mais moderno na correção dos erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo).

TOPO

Ilustração 5- Moderno Excimer Laser utilizado para correção a Laser

O que é a cirurgia a laser personalizada?
A cirurgia personalizada é uma recente inovação, que consiste na correção dos erros refracionais de uma forma individualizada, oferecendo máxima precisão e uma melhor qualidade de visão. Para a realização da cirurgia personalizada fazemos um análise de todas as aberrações do olho, através de um equipamente chamado “wavefront”. Em seguida, o conjunto de informações é transferido para o laser e usada no tratamento personalizado. Os resultados com a cirurgia personalizada têm proporcionados resultados extremamente satisfatórios e jamais antes obtidos.
Reoperações e correções de casos complexos
Recentes técnicas cirúrgicas desenvolvidas pelo Dr. Marcelo, têm permitido o tratamento com alto grau de sucesso, de pacientes submetidos à cirurgias prévias como:

Antiga técnica de ceratotomia radial (correção da miopia com bisturi)
Transplante de córnea (que deixaram um alto grau de astigmatismo residual)
PRK e ou LASIK (saiba mais)
Além disso, reoperações de casos desfavoráveis ou complicados podem ser realizadas através das mais novas tecnologias como:

Cirurgia Personalizada guiada pela Topografia
Cirurgia Personalizada guiada pela Aberrometria
Cirurgia Personalizada guiada pela Asfericidade Corneana
Correção de cicatrizes corneanas com Laser no modo Fototerapêutico
Aplicação tópica de antimetabótitos
Implante de anel intra-corneano para correção de ectasias corneanas
Implante de anel intra-corneano para casos de ceratocone
Cross-linking corneano para casos de ceratocone e ectasia corneana

Correção de Altas Miopias
A correção a laser da miopia é considerada segura somente até o limite máximo de 10 a 12 dioptrias. A partir desse grau, outras técnicas são consideradas mais eficientes e seguras, como a recente técnica de implante de lente intra-ocular chamada ARTISAN.

Essa lente é implantada atrás da córnea e será inserida na íris bilateralmente. Uma vez implantada, a lente não precisa ser trocada e a totalidade do grau pode ser corrigida. A cirurgia é bastante simples e segura, sendo a lente implantada através de uma pequena incisão.

A cirurgia pode ser realizada somente com anestesia tópica, não havendo necessidade de internação e a recuperação visual é quase imediata. Tal técnica já vem sendo realizada na Europa há quase 10 anos e os estudos a longo prazo vem confirmando sua segurança e eficácia nos altos míopes.

Informações e Dicas Antes de Realizar sua Cirurgia
Faça um avaliação detalhada com um oftalmologista especialista no assunto (preferencialmente num centro especializado em cirurgia a laser).
Verifique se o laser a ser utilizado é de última geração.
Informe-se sobre atualizações e novidades de técnicas e softwares.
Profissionais ligados às instituições universitárias geralmente estão mais atualizados.