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7.27.2009
Gestão de Qualidade: O processo de implantação das ferramentas das Boas Práticas de Fabricação em uma Indústria Farmacêutica.
Gestão de Qualidade: O processo de implantação das ferramentas das Boas Práticas de Fabricação em uma Indústria Farmacêutica.
Antonio Brandão
A qualidade é um sistema de melhoria contínua que precisa de mecanismos de
contrôle que promovam a sua garantia. “Qualidade é o grau de ajuste de um produto à demanda que pretende satisfazer.” (JENKINS, 1991 apud PALADINI,1996).
O conceito de qualidade está diretamente relacionado ao interesse da empresa com o atendimento às necessidades do cliente (cidadão).
Assim, para que se garanta a evolução da qualidade, deve-se ter conhecimento do quanto os consumidores estão satisfeitos com os produtos que estão adquirindo.
No caso específico da Indústria Farmacêutica, o fator primordial para garantir a qualidade é a segurança do produto, pois qualquer problema pode comprometer a saúde do consumidor.
As Boas Práticas de Fabricação se constituem em um conjunto de ações e critérios relacionados às condições sanitárias de indústrias farmacêuticas, a implantação de um programa de BPF é a maneira pela qual poderá se atingir um alto padrão de qualidade.
As BPF são um conjunto de regras que definem formas ideais de fabricação, a partir de mudanças nos métodos de limpeza, comportamento das pessoas envolvidas, validação de processos, equipamentos e edifícios, buscando eliminar as fontes de contaminações dos produtos. Para se obter resultados é preciso manter equipes muito bem capacitadas e treinadas.
Como acontece em todo processo de mudança e estruturação, ao implantar as Boas Práticas de Fabricação a empresa encontra algumas dificuldades, as quais contribuem para o atraso do processo de sua implementação, causando dessa maneira certo desgaste da equipe da qualidade.
Este atraso ocorre, muitas das vezes por falta de uma maior conscientização da real importância e necessidade das Boas Práticas de Fabricação, tanto a nível dos colaboradores quanto em escala gerencial.
Para quebrar estes paradigmas citados acima e outros que surjam no decorrer da
implantação das BPF, a equipe da Qualidade deve demonstrar os reais benefícios que as BPF pode trazer para a empresa.
Esta fase inicial deve incorporar palestras, treinamento motivacional, para que os colaboradores percebam que o Programa BPF envolve a melhoria de todos os setores da empresa, além de envolver a melhoria das condições de trabalho, saúde física e mental dos funcionários, além da melhoria da Qualidade dos produtos produzidos. .
A direção também deve se convencer que os investimentos feitos em Qualidade passam a trazer retornos significativos.
Os clientes passarão a sentir maior confiabilidade e garantia de qualidade dos produtos fabricados pela empresa.
Dessa maneira, alcança-se um diferencial perante os concorrentes.
Para garantir o sucesso da implementação do programa de BPF, a direção da
empresa deve se mostrar participativa e estabelecer diretrizes estratégicas, disponibilizando recursos, delegando responsabilidades e autoridades, acompanhando todo o processo e, acima de tudo, cobrando resultados.
.
O programa de BPF é tratado como um jogo diário da Qualidade, no qual o lema é vencer todos os dias.
As mudanças se refletem em todos os setores da empresa, beneficiando todo o processo de produção.
Considerando os fatores (qualidade, competitividade, melhoria contínua, entre outros) as vantagens das BPF são inúmeras, pois, através desta, é possível estabelecer indicadores de qualidade, que são fundamentais para o gerenciamento da empresa.
Através dos indicadores, observaram-se, de maneira mais efetiva, as melhorias, como, ganho de produtividade, otimização de recursos e material humano, facilidade ao atendimento das exigências da legislação em vigor, maior satisfação dos clientes, maior competitividade, possibilidade de conquistar novos mercados, redução de custos por meio de diminuição de matéria-prima (qualificação de fornecedores).
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