11.11.2009

Câncer de intestino: saiba como manter uma flora intestinal saudável para reduzir o risco desta doença

Mundialmente os tumores do cólon e reto somam cerca de 945 mil novos casos ao ano. No Brasil, o câncer representa a segunda causa de morte, sendo o de cólon e reto a quinta causa de câncer. O câncer de intestino está afetando uma população cada vez mais jovem. Devido a sua alta freqüência, esforços contínuos vêm sendo feitos para a prevenção e diagnóstico precoce. Sua origem é influenciada por fatores hereditários e ambientais, como a má alimentação. Dieta pobre em fibras e rica em gorduras está associada com o risco da doença.

Dicas de uma alimentação saudável para ajudar a prevenir esta doença:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda algumas práticas nutricionais para redução do risco de câncer. Entre elas, possuir uma dieta que inclua pelo menos 400 g/dia de frutas, verduras e legumes, moderado consumo de carnes vermelhas e embutidos (salsichas, salames, bacon, presuntos), manutenção de peso dentro da faixa de normalidade (IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m²) e manutenção de atividade física regular. É, portanto, essencial uma dieta alimentar equilibrada na prevenção desta enfermidade, o que inclui a ingestão de fibras. De acordo com o American Dietetic Association, o consumo ideal para um adulto é de 20 a 35 gramas de fibras por dia.

As fibras e a manutenção de flora intestinal saudável:

Com uma ingestão adequada de fibras, a flora intestinal mantém-se equilibrada e saudável, proporcionando o bom funcionamento do intestino.

Vida Saudável

Nenhum comentário: