11.11.2009

Dicas de alimentação saudável para evitar o diabetes:

Diabetes: você também corre este risco
O Ministério da Saúde afirma que há atualmente cerca de 11 milhões de diabéticos no Brasil. Este distúrbio metabólico compromete a capacidade do organismo em utilizar adequadamente a glicose e outros compostos químicos, caracterizando-se pela elevada concentração de glicose no sangue. Para portadores desta doença, o controle glicêmico é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Um dos pontos cruciais para isso é a dieta balanceada e o consumo adequado de fibras.

Diabetes é uma doença do metabolismo causada pela falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, fundamental para a queima do açúcar e para auxiliar a sua entrada nas células.

Existem 2 tipos de diabetes, que se manifestam de maneiras diferentes. O diabetes tipo 1 ocorre geralmente nas crianças e jovens e caracteriza-se pela absoluta falta de insulina, e diabetes tipo 2 é o mais comum e acomete principalmente adultos após os 40 anos. Possui características hereditárias, embora esteja mais relacionado a fatores ambientais como a obesidade e sedentarismo.

Dicas de alimentação saudável para evitar o diabetes:
A maneira mais inteligente para evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2 é uma dieta saudável e a manutenção do peso no nível normal de IMC (Índice de Massa Corpórea).

Para manutenção de dieta saudável, siga as recomendações da Pirâmide Alimentar.

Consulte o rótulo dos alimentos industrializados, evitando os que possuem altos índices de gordura saturada e trans.

Evite alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis.

Pratique atividade física regularmente, evitando o sedentarismo e, conseqüentemente, a obesidade. A atividade física regular melhora administração das reservas de açúcar no organismo.

Calcule constantemente seu índice de massa corpórea (IMC), utilize a ferramenta disponível neste site e procure cuidar da sua alimentação para mantê-la sempre entre 18,5 e 24,99, níveis considerados normais.

As fibras e os níveis glicêmicos:

As fibras diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, evitando os picos hiperglicêmicos. Como parte dos carboidratos simples ligam-se às fibras e são eliminados nas fezes, reduz-se a absorção de glicose, ajudando no controle da glicemia.

Nenhum comentário: