11.13.2009

Cientistas bloquearam proteína multiplicadora de células doentes (câncer)

Pesquisa pode ajudar no controle e tratamento do câncer
Cientistas bloquearam proteína multiplicadora de células doentes.
Testes em humanos devem ser feitos em dois anos.

Cientistas americanos anunciaram nesta quinta-feira (12) uma descoberta promissora no combate à leucemia e outros tipos de câncer.

Os cientistas imaginarm que a fisiologia humana é como um teatro de marionetes e que os órgãos se movimentam e as células se desenvolvem porque alguma coisa puxa a corda.

Com essa ideia em mente, o grupo de pesquisadores de Boston, Massachussetts, tentou encontrar uma forma de parar a evolução do câncer e descobriram uma maneira de desarmar uma proteína no organismo que controla o desenvolvimento das células.

A proteína em questão é chamada de Notch. Em laboratório, os cientistas fizeram cópias de parte dela e bloquearam sua função reprodutora. Em seguida, injetaram o material de volta no sangue de ratos com leucemia. As células cancerosas pararam de se multiplicar.

Os testes ainda não foram feitos em humanos e isso deve acontecer em dois anos. Mas os pesquisadores adiantam que a técnica deve funcionar também no controle de câncer de pulmão, ovário, pâncreas e intestino.

Os cientistas dizem que vão tentar fazer o mesmo processo com mais proteínas que ajudam as células a se desenvolver e, com isso, atacar outras doenças.

Mas acrescentam que a descoberta de agora já serve como mais um passo para os laboratórios que buscam encontrar um medicamento capaz de combater o câncer, essa doença tão complexa e desafiadora.

Noticia retirada do Jornal Nacional (12/11/2009)

Nenhum comentário: