11.12.2009

O consumo de soja pode causar infertilidade masculina


O consumo de soja pode causar infertilidade masculina, segundo pesquisadores do hospital Royal Victoria, em Belfast, na Irlanda do Norte.
A soja contém estrogênio (hormônio feminino), e os cientistas acreditam que uma qualidade ruim do espermatozóide possa estar ligada com um consumo muito grande do produto.

"O que nós mostramos com a pesquisa é que, se um homem consome uma grande quantidade de produtos de soja, por exemplo, isso pode ter uma reação negativa na qualidade de seus espermatozóides. Se um homem já tem problemas de fertilidade, então é melhor nem consumir muita soja", disse Sheena Lewis, diretora de medicina reprodutiva da Queen's University, em Belfast.

"O que muitos homens não percebem é que a soja não é consumida só por vegetarianos, é um produto que existe na maioria dos alimentos consumidos no dia-a-dia", acrescentou a cientista Lorraine Anderson. "Comidas como pizza, aquelas em que é necessário adicionar água quente para que fiquem prontas e comidas semiprontas contêm soja."

"Também muitas carnes não são carne de verdade, mas sim proteínas de soja porque é mais barato, e a soja tem uma alta porcentagem de estrogênio se comparada a outros alimentos."

Consumo

Segundo Sheena Lewis, uma das maneiras de evitar a ingestão de estrogênio é comer produtos frescos.

"Em uma dieta de fast food, nós acabamos não percebendo quais os ingredientes que compõem a nossa comida", disse ela.

"Se comemos frutas frescas, se fazemos comida em casa, então sabemos o que estamos comendo."

No entanto, a pesquisa não tem implicações apenas para os homens que desejam ter filhos.

Anderson disse que a ingestão de soja por meninos em fase de crescimento também pode prejudicar sua capacidade reprodutiva.

"Durante os primeiros anos de uma criança, até a puberdade, se ela é exposta a uma quantidade de estrogênio que não era esperada, não apenas os espermatozóides são afetados, mas também seus órgãos reprodutivos. Isso pode levar a problemas nos testículos e até ao desenvolvimento de um câncer."

BBC Brasil

Nenhum comentário: