11.11.2009

FIBRAS

Fibras: alimento funcional com diversos benefícios para a sua saúde
As fibras são alimentos saudáveis que podem ajudar na prevenção de algumas doenças da vida moderna.

Com o avanço de pesquisas sobre alimentação e nutrição recentemente divulgadas pela mídia, o aumento de expectativa de vida e o crescente surgimento de doenças crônicas (obesidade, diabetes, hipertensão, câncer e aterosclerose), a população tem mais informação sobre os alimentos protetores ao organismo. A comunidade científica tem produzido vários estudos sobre nutrição e manutenção da saúde, em especial sobre os alimentos funcionais.

A importância das Fibras

As fibras alimentares têm sido muito discutidas no que tange à revelação de seus benefícios e facilidade de consumo. Elas auxiliam o funcionamento do intestino e seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis (conforme alegação funcional aprovada pela ANVISA). Além disso, as fibras podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, contribuem para o controle glicêmico e ajudam no processo de perda de peso.

As fibras, além de consideradas alimentos funcionais, são nutrientes básicos de uma dieta equilibrada e seu consumo diário é obtido de alimentos como frutas, verduras e legumes. De acordo com a American Dietetic Association (ADA), um adulto deve ingerir de 20 a 35 g de fibras por dia. Já pela legislação brasileira, resolução RDC 360/2003, um adulto deve ingerir 25g de fibras ao dia.

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário: