3.04.2010

Fórmula para um casamento feliz

Mulher deve ter menos idade e ser mais inteligente, diz pesquisa

Suíça (Genebra) - Encontrar o par perfeito não é tarefa simples, mas os cientistas da Escola de Negócios de Genebra resolveram ajudar. Eles afirmam ter descoberto uma fórmula que aumenta em até 20% as chances de o casal ter uma relação duradoura e feliz.

Segundo o grupo, a mulher deve ser 5 anos mais nova do que o homem, ser pelo menos 27% mais inteligente do que ele e possuir um diploma universitário, mesmo que o marido não tenha um. Para a felicidade ser completa, os dois precisam ter experiências culturais semelhantes. “Se as pessoas seguirem essas instruções ao escolherem seus parceiros, têm maior possibilidade de serem felizes”, afirma Nguyen Vi Cao, que coordenou a pesquisa, acrescentando que casar-se com uma pessoa divorciada pode diminuir as chances de ser feliz.

Os pesquisadores, que acompanharam 1.074 casais com idades entre 19 e 75 anos, citam a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e o Duque de Edimburgo, casados há 62 anos, como exemplo de um casamento de sucesso. Com 83 anos, Elizabeth é 4 anos e 10 meses mais nova que o Duque e os dois têm bagagens culturais muito semelhantes.

Enquanto a rainha tem um senso apurado de diplomacia, o marido é conhecido pela habilidade de ofender e cometer gafes públicas, lembram os pesquisadores. Ou seja, ela é mais inteligente.

MOMENTO DO ENCONTRO

Mas há quem diga que tão importante quanto as características e gostos de cada um é o momento em que o casal se encontra.

Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul divulgou o que chamou de “Fórmula do Noivado”, que leva em consideração as idades mínima e máxima com as quais uma pessoa considera adequado encontrar um pretendente sério. Segundo o grupo, os que seguem a regra têm 37% de probabilidade de encontrar a pessoa com quem vão se casar.

Quem quiser tentar deve imaginar a idade mais avançada com a qual desejaria se casar e a mínima. Em seguida, deve subtrair a segunda da primeira. O resultado deve ser multiplicado por 0,368. O novo número deve ser somado à idade mínima escolhida.

O dia

Nenhum comentário: