6.11.2010

Futebol, um esporte que faz bem ao coração

Kaká, o professor Clóvis de ‘Malhação’, gosta de jogar na areia. Ele toma precauções para não ter lesões | Foto: Felipe O'Neill / Atividade ajuda a emagrecer e controlar a pressão, além de melhorar a capacidade pulmonar, o equilíbrio e a concentração.Em tempos de Copa do Mundo, as atenções se voltam para o futebol. A ‘paixão nacional’ faz muito bem à saúde de quem entra em campo: ajuda a controlar a pressão arterial, diminui o risco de doenças do coração e também melhora a capacidade respiratória, a oxigenação do sangue, o equilíbrio e a concentração. Além de tudo isso, também faz emagrecer.

Kaká, o professor Clóvis de ‘Malhação’, gosta de jogar na areia. Ele toma precauções para não ter lesões | Foto: Felipe O'Neill / Agência O DiaO diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte (SBME), Jomar Souza, explica que o futebol é uma atividade aeróbica que trabalha principalmente os sistemas cardiovascular e respiratório, assim como natação, corrida e ciclismo. “Por isso, os benefícios são os mesmos”, diz.

Por ser um esporte de contato, porém, o futebol oferece risco de lesões aos seus praticantes. Problemas cardiorrespiratórios também podem acontecer se não houver avaliação médica antes de iniciar a prática. Deve-se, ainda, manter um acompanhamento clínico ao menos uma vez por ano, não importa a idade do jogador.

“Principalmente as crianças devem ser avaliadas. Aliás, a prática do futebol por elas é recomendável somente a partir dos 7 anos, quando já têm coordenação motora suficiente”, completa.

Jogar futebol só deve ser evitado por dois grupos de pessoas: quem já sofreu enfarte ou teve alguma obstrução na artéria coronária. “Para eles, só atividades mais leves, pois durante um jogo de futebol não há como controlar os batimentos cardíacos”, explica Jomar. Aos que já tiveram problemas musculares, a recomendação é que se pratique o futebol somente quando a lesão estiver totalmente tratada.

Kaká Santana, o professor Clóvis, de ‘Malhação’, joga futebol sempre que possível, tomando os cuidados para uma prática saudável. “Jogo sempre que dá, e procuro me alongar e estar em dia com exames médicos”,

Nenhum comentário: