6.12.2010

O essencial é invisível aos olhos

É incrível o tanto de coisas que se pode aprender num simples livro. Mais incrível ainda é saber que tudo aquilo que se aprendeu sempre esteve ali, na nossa frente, só que por ironia do destino (talvez) não fomos capazes de ver. E se não conseguimos ver coisas simples, aquelas mais complexas serão mais complicadas ainda.
As pessoas grandes são assim. Se fecham para uma verdade que nem sempre pode ser provada. Deixam de acreditar em coisas que quando eram crianças defendiam com unhas e dentes. Depois que conseguem chegar ao poder, acham que tudo tem que ser feito do jeito deles, mas acabam esquecendo que é preciso exigir o que cada um pode dar. Perdem totalmente a noção de que autoridade se baseia na razão.

Na maioria das vezes, elas esquecem o quanto é bom ter humildade. Só conseguem ver a si mesmos, e isso faz com que depois de um tempo canse. Afinal, vaidade e superioridade é bom sim, mas só quando a brincadeira ainda esta no inicio. As pessoas grandes costumam se perder nessa coisa toda de ter e não ter, de é meu e não é. Estão sempre muito ocupados, e não dão atenção pro que é mais importante. Ou querem tudo na mão, sem se dar ao trabalho de fazer a tal expedição pra saber o que realmente existe, qual a verdade.

Outro dia ouvi uma frase que me fez pensar bastante depois, ela era assim qual graça teria ler livros que estão intocados e super cuidados? Os livros são feitos para passarem conhecimento, e quanto mais o livro foi aberto, mais conhecimento foi trocado. Sou muito ciumenta com os meus livros, e a maioria deles eu não empresto. Mas vi que é verdade. O maior prêmio que se pode ganhar ao emprestar um livro é poder trocar os sentimentos que estão impressos nele.

É tudo diferente quando se é criança. Hoje eu tenho um desejo que muitos têm, e como qualquer outra pessoa que também quer, somos capazes de realizar. Voltar no tempo eu ainda não posso. Mas com toda a certeza aquela criança que sempre esteve dentro de mim, vai começar a tomar as minhas decisões. Espero que dê certo.

Nenhum comentário: