6.09.2010

Por que a sua dieta balança?

Esforço, você faz. Mas, de repente, escorrega na tentação e volta três casas no jogo da dieta. Pequenos ou grandes deslizes não importam. Tudo que a gente quer é dar um basta nesse ioiô. Nosso teste está aqui para mostrar a jogada que dá certo
Saiba como anda sua relação com o regime fazendo o teste abaixo, criado pela nutricionista Cristiane Durante, personal diet e membro do Projeto de Atenção ao Obeso, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Some os pontos, descubra em que grupo você se encaixa e confira o caminho das pedras na próxima página. Os conselhos vão direto ao ponto, ajudando-a a vencer os obstáculos que minam a sua força de vontade. Você vai se pegar no pulo e, melhor, corrigir os maus hábitos que estão pesando na sua vida.

1 Quando a ansiedade bate, você segura a onda e não desconta na comida?
a) Claro que sim!
b) Mais ou menos...
c) Tento, mas não dá.

2 A recomendação é tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia. Você consegue manter essa média?
a) Sim, sim.
b) Dias sim, dias não.
c) É demais pra mim.

3 Em dias de festa, você escolhe os pratos permitidos na dieta?
a) Sempre.
b) Depende do cardápio.
c) Não tenho forças.

4 Você respeita o tamanho das porções? Ou dá uma roubadinha e põe meia colher a mais de arroz? Costuma incrementar a salada com um ingrediente não previsto?
a) Fico na dose certa.
b) Só de vez em quando.
c) Porção???

5 Comer escondido: você já caiu nessa cilada?
a) Nunca.
b)Às vezes.
c) Acontece.

6 De segunda a sexta é mais fácil. Mas, no fim de semana, você consegue manter os horários e os intervalos previstos entre uma refeição e outra?
a) Consigo, sim.
b) Mais ou menos.
c) Não mesmo.

7 Diante de uma balança, resiste e não se pesa?
a) Passo longe.
b) De vez em quando.
c) Não resisto.

8 Você segue um programa de exercícios para dar uma força na perda de peso?
a) Não vivo sem.
b) Tenho tentado.
c) Não é minha praia.

9 Funcionamento do intestino, a aparência da pele, o ritmo da sua menstruação — está sempre atenta para ver se sua saúde vai bem?
a) Sempre.
b) Mais ou menos.
c) Não me preocupo.

10 Presta atenção em cada coisa que come durante todo o dia?
a) Sim.
b) Um dia sim, outro não.
c) Listinha? Não mesmo.

Respostas

Conte seus pontos:
a vale 3 pontos;
b vale 2 pontos;
c vale 1 pontos.

Confira os resultados

De 24 a 30 pontos
TUDO EM CIMA!
Você está realmente empenhada na dieta. E merece parabéns em dobro se ultrapassou o primeiro mês, vencendo as barreiras mais difíceis. Trinta dias controlando bem a comida é um sinal de que já está incorporando novos hábitos, o que é fundamental para, depois, manter o peso conquistado.

De 17 a 23 pontos
MOMENTO DE DECISÃO
Você anda pedindo folga no regime? Aprender a comer direitoé mesmo complicado porque nos obriga a mudar costumes de uma vida toda, aqueles que a gente aprendeu com a família. A dieta também exige que você se adapte a novos horários e encontre prazer e satisfação em outra atividade que não seja comer. Se emagrecer fosse fácil, todo mundo teria êxito na primeira tentativa. O truque é identificar as suas dificuldades — pare e se observe, analise sua rotina, descubra os momentos em que baixa aquela vontade de comer, crie defesas contra as tentações que minam sua força de vontade.

De 10 a 16 pontos
MUITA CALMA NESSA HORA
Definitivamente, seu santo não bateu com a dieta escolhida. Nem o melhor cardápio do mundo pode funcionar se não está de acordo com o seu paladar, pois há mudanças drásticas demais para qualquer ser humano. Você adora doces e não pode comer nem um chocolatinho por semana? Malha uma hora por dia e não tem direito a nadinha de carboidrato no café da manhã? Isso não dá certo. Mesmo para quem é campeã de força de vontade, certas medidas radicais levam ao fracasso. Pare tudo e vá atrás de um método que não represente uma tortura. Sofrimento engorda!

por Ciça Lessa fotos Duca Valery

Nenhum comentário: