6.10.2010

África do Sul: Quase um quinto da população tem HIV

A África do Sul tem uma taxa de infeção de Sida entre 16 a 18 por cento e se há finalmente políticas de luta é também o próprio Presidente que, acusa a oposição, inviabiliza esse trabalho com comportamentos promíscuos.
O país que vai receber em junho o Mundial de Futebol, é também o país com mais casos de HIV, tantos que se estima que dos atuais mais de 47 milhões de sul africanos restem 35 milhões em 2025.

"Não sabemos quantas pessoas são infetadas por dia, as estatísticas são baseadas em mulheres grávidas. Das mulheres testadas, entre 15 e 40 anos, entre 25 e 30 por cento estão infetadas", diz à Agência Lusa a médica Mariette Botes, do Muelmed Hospital, em Pretória.

E explica que embora a prevalência seja sobretudo na população negra (quase 90 por cento do total da população) a Sida ataca todas as raças e idades e em qualquer parte do país, especialmente nas províncias do norte. "Já vi pessoas de qualquer raça, de qualquer idade, a virem ter comigo para tratamento".

O país chegou a um estado em que, diz a especialista, pode ser que em cada cinco pessoas que passam na rua uma delas esteja infetada.

O número de pessoas infetadas ainda está a aumentar. Há novas infeções todos os anos mas também as pessoas vivem muito mais tempo porque têm melhor acesso ao tratamento", diz Mariette Botes.

Em resumo, afirma a médica, a Sida é o grande problema de saúde pública de toda a África subsaariana mas no país do Mundial a situação é agora melhor, porque o Presidente "fala do que deve ser feito e põe em marcha um programa antirretroviral", e porque "antes havia muita negação, o que causou muitos problemas".

Mariette Botes refere-se ao antigo Presidente sul-africano Thabo Mbeki, que sempre secundarizou o problema, que negou a ligação HIV e Sida, e que escolheu uma ministra da Saúde que dizia que a Sida se curava ingerindo alho. Nem a revelação de Nelson Mandela, de que um seu filho morrera devido ao HIV, alterou as políticas.
Diario Digital

Nenhum comentário: