6.06.2010

Africano morre durante voo com 104 cápsulas de cocaína no estômago



O sul-africano Louis Hendrik Odendaal, 32, morreu nesta madrugada durante um voo entre a Argentina e a Alemanha, supostamente por overdose de cocaína.

Segundo a Polícia Federal, Odendaal havia ingerido 1,7 kg da droga, divididos em 104 cápsulas. Uma delas, com cerca de 16 g do entorpecente, se rompeu dentro do estômago do passageiro.

Superintendência da Polícia Federal em Recife

Africano de 32 anos morreu durante voo com 140 cápsulas de cocaína no estômago
O sul-africano passou mal quando o avião cruzava o espaço aéreo brasileiro. A aeronave, da empresa Lufthansa, procedente de Buenos Aires com destino a Frankfurt, fez um pouso de emergência em Recife às 3h20, para que ele fosse socorrido.

Dois médicos atenderam o passageiro, mas constataram que ele já estava morto. O corpo foi levado ao IML (Instituto de Medicina Legal), onde os legistas encontraram as 104 cápsulas de cocaína --uma delas rompida-- no estômago e intestino da vítima.

Policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Pernambuco retiraram as bagagens do sul-africano, e o avião, com 308 passageiros e 17 tripulantes a bordo, foi liberado para seguir viagem, às 8h.

Segundo a superintendência da PF no Estado, tudo indica que a vítima comprou e ingeriu a droga na Argentina, pois não há evidências da passagem dele pelo Brasil ou por outro país vizinho.

A PF abriu inquérito para investigar a suposta ligação do sul-africano com o tráfico internacional de drogas. A polícia argentina, informou, será acionada para que informe possíveis ligações de Odendaal com o tráfico.

A ocorrência de hoje eleva para cinco o número de apreensões de cocaína feitas este ano pela Polícia Federal no aeroporto de Recife. No total, foram apreendidos 13,98 kg da droga. Cinco estrangeiros foram presos.

Em 2009, a PF prendeu em flagrante 19 pessoas suspeitas de tráfico internacional de droga no aeroporto, sendo dez delas estrangeiras. Com elas, foram apreendidos 69,9 kg do entorpecente.
Folha de São Paulo

Nenhum comentário: