6.06.2010

Somos o que comemos


Somos o que comemos. Para ter uma alimentação equilibrada, não é preciso ficar eternamente condenado ao tradicional prato de salada com uma carne grelhada.Os alimentos são divididos em grupos, de acordo com a função que desempenham no organismo. Todos os grupos são necessários e a regra é ingerir apenas um de cada grupo durante cada refeição. Exceção feita às folhas verdes, que podem ser combinadas à vontade.
As proteínas são importantes para o crescimento e manutenção da massa muscular e para a reposição celular. As principais fontes são carnes, leite, ovos e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico).

Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte energética para o metabolismo. São as massas, os pães e as bolachas, e o arroz, o milho, a batata, a mandioca, o açúcar e os doces.

Vitaminas e minerais ajudam a regular o metabolismo do organismo, auxiliando na formação dos tecidos. As principais fontes são as frutas e as hortaliças.

Para que sua dieta seja o mais correta possível, evite carne de porco, embutidos (salsicha, presunto) e queijos amarelos. Opte por carne de frango ou peixe, queijo branco, leite desnatado. Os vegetais podem ser ingeridos à vontade.

Para incorporar mais alimentos saudáveis na sua alimentação diária, o jeito mais fácil é comer mais frutas, verduras e cereais integrais. A maioria deles não tem gordura, colesterol ou sódio e contém muito poucas calorias. O que você ganha é muita fibra, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas, elementos essenciais para manter seu corpo funcionando da melhor forma possível.

Mas, cuidado com algumas frutas! O abacate e o caqui, por exemplo, são gordurosos e muito calóricos. Você pode comer todas as frutas que gostar, mas com atenção às quantidades. Com equilíbrio, pode-se comer tudo o que se gosta, emagrecer com saúde (devagar) e ainda combater a celulite.

O que é certo é que ataques cardíacos, osteoporose e outros sinais de envelhecimento levam anos para se desenvolver. Consumir alimentos saudáveis atrasa esse desenvolvimento, fazendo com que você viva mais e melhor.

Então, comece logo a comer corretamente. Se você já está se aproximando da terceira idade, ainda não é tarde para começar. Sempre há recompensas para se correr atrás.
Dra Sonia Orquiza
"orientaçõesmedicas"

Saiba mais:

Muitas pessoas, erroneamente, associam o profissional de nutrição a dietas para controlar peso, não aproveitando, de fato, todos os benefícios que o nutricionista pode nos oferecer para termos uma vida mais saudável. "Nós somos o que comemos". Essa frase traduz muito bem a importância que os alimentos têm em nossas vidas.

A maioria das pessoas tem uma dieta alimentar errada, pois é rica em gorduras supersaturadas, em sódio e calorias. Traduzindo, ingerimos muita fritura, sal, carboidrato e doce, com isso perdemos a qualidade de vida e o bem-estar. Desde cedo, aprendemos que os alimentos que devemos ingerir para termos uma alimentação saudável devem ser compostos pelos "Grupos dos Quatro Alimentos". São eles:

Grupo 1 - carne, aves e peixes;
Grupo 2 - laticínios e ovos;
Grupo 3 - frutas e hortaliças;
Grupo 4- cereais, legumes, sementes e frutos secos. Porém, muitas pessoas concentram-se mais em um item do que o aconselhável, principalmente se o exagero dá-se no grupo 1, pois a carne vermelha, como já está provado, pode nos causar muitos malefícios.

Atualmente, os grupos 3 e 4 estão sendo mais valorizados, pois é sabido que frutas, hortaliças, cereais e legumes são vitais para nossa saúde e não têm nenhuma contra-indicação no consumo diário. A reeducação alimentar deve partir da vontade de cada um de nós em formar uma nova consciência do corpo e da mente, selecionando o que devemos ou não ingerir.

O nutricionista é o profissional que está apto a nos orientar sobre os valores nutricionais de cada alimento, sem, contudo, deixar de zelar pelo sabor, que deve ser sempre agradável ao nosso paladar.

Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde mostram que mais de 15% das crianças brasileiras têm desnutrição crônica e que a obesidade cresce, sem controle, em nosso país. O trabalho do nutricionista é muito complexo e diversificado, sendo da competência desse profissional: elaborar cardápios para creches, hospitais, hotéis, escolas, redes de lanchonetes ou fast-food, dentre outros locais; bem como supervisionar cozinhas experimentais ou participar de programas de saúde pública, no intuito de orientar a população sobre a melhor maneira de aproveitar os alimentos.

Muitos hospitais, academias e restaurantes já perceberam a importância dos alimentos para a nossa saúde, física e mental, por isso estão contratando mais nutricionistas, com o intuito de equilibrar a dieta de seus clientes.

Com o crescimento assustador da população mundial, os alimentos serão escassos no futuro, portanto, o nutricionista terá um papel fundamental na solução desse grave problema que atingirá todo nosso planeta. Ele saberá, por exemplo, orientar sobre a reciclagem de todo e qualquer alimento, para que nada seja desperdiçado.

Aliás, esse hábito deve estar presente em nossas vidas desde sempre, pois nunca devemos desperdiçar comida, em respeito a tantos seres humanos que passam fome. O nutricionista deve ser sempre consultado se desejamos uma alimentação mais equilibrada e saudável.
betinajf.spaces.live.com/blog/

Nenhum comentário: