6.08.2010

Obesidade na gravidez: risco ao bebê



A obesidade é prejudicial em qualquer fase da vida, mas durante a gravidez seus prejuízos podem ser ainda maiores. E não é só na época do parto que ela é perigosa, mas também antes e depois dele.

O sobrepeso afeta o bem-estar da mãe e pode comprometer sua saúde. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados durante a gestação.

Sabe-se que durante a gravidez há um aumento de apetite. Entretanto, isto não deve ser motivo de descontrole alimentar. É importante que a mulher mantenha um peso adequado durante os nove meses de gestação para garantir um parto com menores riscos de complicação.

Após o parto, o corpo que já passou por grandes mudanças durante a gestação, sofre uma transformação radical. Nesta fase, a mulher precisa estar atenta a si mesma e não apenas ao bebê. Assim que possível, deve retomar as atividades físicas e os cuidados com a alimentação devem ser mantidos. Nesta fase (principalmente com mães de primeira viagem) pode haver um aumento da ansiedade, que é gerada pelo desafio de cuidar das necessidades do bebê.

Bons hábitos alimentares devem acompanhar a mulher em todas as fases de sua vida. Eles garantirão não apenas um corpo mais saudável, mas também maior equilíbrio e bem-estar. E toda a família agradece!

Por Flávia Leão Fernandes

Mulheres que pretendem engravidar devem ficar atentas ao excesso de peso. Uma revisão de diversos estudos já feitos sobre o tema, publicada recentemente no jornal americano ‘Nursing for Women’s Health’, mostra que bebês de mulheres que engravidaram com excesso de peso correm mais risco de sofrer más formações, assim como de se tornarem obesos na vida adulta também.

“O excesso de peso também potencializa alguns desconfortos da gravidez, como dificuldades para respirar e andar. Isso ocorre porque há um maior esforço cardiovascular para suportar os quilos a mais. O peso do abdômen também causa dores nas costas e nas pernas, aumentando a sensação de cansaço”, afirma o obstetra Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis.

Não é só o bebê que corre perigo. Gestantes obesas têm maior risco de ter complicações, como diabetes gestacional, hipertensão e hemorragia. A obesidade também aumenta o risco de morte. No Reino Unido, por exemplo, estatísticas recentes mostram que metade das mulheres que morreram na gravidez ou no parto eram obesas. Segundo o relatório, o risco é até cinco vezes maior.
O Dia

Nenhum comentário: