7.19.2011

Desenvolvido composto que bloqueia sinalização de proteína envolvida no câncer

Câncer

Perigosas sinalizações de receptores podem ser barradas pela incorporação de peça 'chave' sintetizada por cientistas americanos

Equipe analisou enzimas que têm um papel fundamental no funcionamento das células Equipe analisou enzimas que têm um papel fundamental no funcionamento das células 
Pesquisadores do Departamento de Química da Universidade de Nova Iorque e do Centro Médico Langone, nos Estados Unidos, afirmam ter desenvolvido um composto que bloqueia a sinalização de uma proteína implicada em diversos tipos de câncer. Um artigo descrevendo o trabalho foi publicado na Nature Chemical Biology.
A equipe examinou a sinalização de receptores conhecidos como tirosina quinase (RTK). Sabe-se que estas enzimas têm um papel fundamental no funcionamento das células. Quando suas sinalizações (ou seja, os sistemas de comunicação que regem as atividades celulares) são anormais, há ocorrência de várias doenças, incluindo muitas formas de câncer.
Os pesquisadores observaram que a sinalização da RTK depende de interações entre duas proteínas. Interromper isso seria uma maneira de barrar o problema, contendo a produção de células cancerosas no corpo. Entretanto, cientistas não tiveram sucesso ao tentar isso artificialmente.
Por meio de uma série de análises experimentais e computacionais, os cientistas levantaram a hipótese de que a ‘imitação’ de uma parte crítica de uma das proteínas – que funciona como um interruptor na interação com a outra proteína - seria uma forma inteligente de conter este processo. Usando um método previamente desenvolvido pela Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, a equipe então conseguiu sintetizar esta parte chave da proteína em laboratório.
Novas experiências devem ser realizadas para testar a fórmula. Entretanto, a síntese de uma região específica das proteínas que viabilizam o câncer pode dar pistas para o desenvolvimento de terapias mais eficazes contra a doença.
Veja

Nenhum comentário: