7.21.2011

Câncer de Mama: Mamografia deve ser indicada a mulheres acima dos 40

Recomendação americana também pede que o exame seja feito anualmente

Câncer de mama: recomendações orientam que o exame seja feito todos os anos por mulheres com mais de 40 anos Câncer de mama: recomendações orientam que o exame seja feito todos os anos por mulheres com mais de 40 anos (Comstock Images/Thinkstock)
Exames de mamografia devem ser recomendados anualmente a todas as mulheres acima dos 40 anos, diz o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG, sigla em inglês). A recomendação aquece a já polêmica discussão americana sobre quais são as melhores indicações para os exames de mamografia. Os especialistas vêm debatendo e pesquisando qual seria a melhor idade para início dos exames de rotina e qual seria a frequência ideal - anualmente ou a cada dois anos.
“Nosso trabalho é ajudar as mulheres a tomarem a melhor decisão por elas mesmas. Pessoalmente, acredito que muitas farão o exame anualmente”, diz Jennifer Griffin, da Universidade de Nebraska e co-autora das recomendações. Outras organizações americanas, como a Sociedade Americana para o Câncer, também recomendam que as mamografias comecem a serem feitas a partir dos 40 anos.
Discussão - A Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (USPSTF, sigla em inglês), um painel com apoio federal, afirmou em 2009 que os exames feitos antes dos 50 anos deveriam ser uma escolha pessoal da mulher, uma vez que os benefícios são pequenos quando comparados aos riscos. Mesmo na faixa dos 50 anos, a USPSTF recomenda que os exames sejam feitos a cada dois anos.
De acordo com Michael LeFevre, da USPSTF, quando a mamografia é feita a cada dois anos - e não anualmente -, as mulheres têm os mesmo benefícios dos exames anuais, mas com uma redução significativa dos riscos. “Discuto mamografia com mulheres na faixa dos 40 anos, recomendo e encorajo as com 50 anos a fazerem e indico seriamente para aquelas com cerca de 60 anos”, diz.
Um dos consensos sobre o assunto entre os especialistas, no entanto, é que uma em cada oito mulheres terá câncer de mama em algum momento da vida. Segundo LeFreve, para cada 1.000 mulheres na faixa dos 40 anos, 30 devem morrer em função do câncer se nunca fizerem mamografia. Mas, caso essas 1.000 mulheres façam os exames a cada dois anos entre os 50 e os 75 anos, esse número tenderia a cair para 23 mortes. Se os exames começassem a serem feitos na faixa dos 40 anos, 22 mulheres morreriam.
Indicação - As novas recomendações feitas pela ACOG focam as mulheres com idade de risco para o câncer de mama, e não aquelas que têm uma predisposição genética à doença, por exemplo. O Colégio acredita ainda que toda mulher deve saber qual é a aparência de seu seio para ajudar o médico durante um exame. “Se a mulher notar algo de diferente e no exame não der nada, ela ainda assim deve avisar ao médico sobre essa alteração”, diz Jennifer Griffin.
Leia também:
Mamografia reduz em 30% as mortes por câncer de mama
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário: