7.18.2011

Sexo na terceira idade





MUDANÇAS NATURAIS DO SEXO NA IDADE MADURA
E Sexo Existe Após os 65?
Pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 3a Idade começa a partir dos 65 anos de idade. Várias transformações vão sendo sofridas pelo corpo, acompanhadas de um amadurecimento emocional, de acordo com as potencialidades individuais de cada um. A vida sexual, como já era de se esperar, também sofre algumas alterações, tal como a sua expressão fisiológica. Mas ela de fato existe até os últimos dias de uma pessoa!
Para compreendermos o que muda com a idade, revisemos rapidamente o Ciclo da Resposta Sexual Humana. Na década de 60, alguns pesquisadores como Masters e Johnson estudaram as modificações corporais durante o ato sexual. Denominaram Ciclo da Resposta Sexual Humana o conjunto de alterações fisiológicas que ocorre durante a atividade sexual. Helen Singer Kaplan, uma psiquiatra que estudou largamente a motivação sexual, complementou esse conceito (Excitação e Orgasmo) com a fase inicial denominada Desejo.
Ciclo da Resposta Sexual
Ciclo da Resposta Sexual Humana
Desejo
O Desejo é a 1a Fase Sexual, onde os instintos são estimulados e os apetites crescem. O desejo e a sensualidade são experiências subjetivas que incitam a pessoa a buscar atividade sexual. Em termos cerebrais, há mensagens neurofisiológicas que motivam a busca por sexo. Esses sinais neurológicos ainda não foram bem explicados, mas já se fala em uma espécie de Centro de Desejo Sexual no Cérebro, que seria constituído principalmente por uma pequena região cerebral denominada Claustro.
Existem muitas falácias em relação ao fim do desejo sexual quando um homem envelhece. É uma questão muito mais cultural que biológica. Observa-se, na verdade, uma diminuição da freqüência de sexo já a partir dos 40 anos de idade, quando há baixa de um hormônio denominado Testosterona, responsável pelo apetite sexual. No homem, o estímulo visual é de extrema importância para iniciar e manter o desejo sexual. No entanto, com o avançar da idade, ele precisa ser tocado para provocar o seu desejo. Muitas vezes se beneficia introduzindo o pênis flácido na entrada da vagina como estímulo inicial.
Na mulher, com a chegada da menopausa, também se pode constatar muito mais peso cultural que biológico. Algumas mulheres que se sentiram obrigadas a manter relações sexuais por toda uma vida, justificam a perda da função sexual com o fim da menstruação. Usam a menopausa como escudo para não precisarem mais "servir" seus parceiros sem obtenção alguma de prazer. Já outras mulheres experimentam uma melhora da vida sexual com a parada do ciclo menstrual, pois não precisam mais temer a gravidez indesejada e geralmente não têm mais filhos pequenos que atrapalhem o sono ou que ocupem muito sua atenção ao longo do dia.
Excitação
A Excitação é a 2a Fase do Ciclo Sexual. Ela ocorre quando o corpo passa a responder fisiologicamente frente aos estímulos que dispararam o desejo sexual. Ou seja, a excitação é a resposta do corpo ao desejo. No homem, a excitação é demarcada pela ereção (quando o pênis fica rijo); na mulher, pela lubrificação vaginal.
Nos homens, com o passar da idade, o estímulo táctil torna-se praticamente indispensável para a obtenção da ereção. Também o tempo de ejaculação fica mais prolongado, possibilitando maior prazer para a parceira. A impotência pode surgir parcialmente ou totalmente por motivos emocionais ou mesmo orgânicos, como algumas doenças ou por efeito colateral de algumas medicações. A posição para o coito deve ser repensada, evitando-se muito esforço que gera fatiga e perda de ereção. Vários tratamentos para a disfunção erétil já estão à disposição no mercado.
Com a perda de produção de alguns hormônios na menopausa, a mulher fica com menos lubrificação vaginal, devendo ter maior cuidado durante o ato sexual. Quando a vagina fica seca, o atrito do pênis pode machucá-la, como também ao seu parceiro, além de poder provocar algumas infecções (vulvovaginites). O uso de cremes lubrificantes é aconselhável, bem como a possibilidade de reposição hormonal. Um outro fenômeno que ocorre é a perda de gordura localizada nos grandes lábios, fazendo com que a vagina diminua de tamanho e esteja mais propensa a sofrer dor no coito. A fantasia deve ser muito utilizada para despertar maior prazer no ato.
Orgasmo
O Orgasmo é a última Fase do Ciclo da Resposta Sexual. O orgasmo, o êxtase, o gozo ou ápice de prazer é atingido quando ocorre a liberação total das tensões antes retidas, acompanhada de uma contração muscular rítmica. Nos homens observa-se a ejaculação. No idoso, há uma diminuição da força de ejeção do líquido seminal e também do seu volume. No entanto, não há alteração da sensação subjetiva de profundo prazer. Nas mulheres, devido à diminuição da capa de gordura, há maior contato com as terminações nervosas que levam ao prazer, podendo haver maior sensibilidade no gozo.
Período Refratário
Após o orgasmo, o homem tem o que se chama de Período Refratário, fenômeno este que não ocorre nas mulheres. É um tempo de relaxamento necessário para que ele possa reiniciar novamente a atividade sexual. Em geral, esse período aumenta bastante no idoso, podendo variar de horas, a um dia ou mais
ABC da Saúde

Nenhum comentário: