7.19.2011

Células retiradas do paciente ajudam na recuperação de lesões na medula

Experimento está sendo testado em seres humanos.
Efeito em lesionados há menos de 30 dias é melhor.

Pacientes com lesões na medula podem se recuperar mais rápido com a ajuda de células retiradas de seu próprio corpo, afirmam estudos feitos na República Tcheca apresentados no Congresso Mundial de Neurociência, realizado em Florença, na Itália. A pesquisa está em fase de testes em seres humanos – ao todo, 41 pessoas já participaram.

Os pesquisadores fizeram lesões experimentais em ratos, simulando o quadro em humanos, e perceberam que alguns tipos de células poderiam auxiliar na regeneração do local. Eles usaram células-tronco (que dão origem a diversos tipos de células) da medula óssea e também células precursoras da medula espinhal de embriões humanos.

Em humanos, foram utilizadas células obtidas da medula óssea do próprio paciente. Ao injetá-las, perceberam que essas células eram capazes de migrar para o tecido na medula espinhal e ajudar a regenerar o local lesionado.
Mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem uma lesão na medula espinhal, anualmente.
No entanto, não são todos os pacientes que podem ser beneficiados. O estudo mostrou que as aplicações feitas em pessoas lesionadas em até 30 dias foram mais eficientes e o paciente apresentou uma melhora significativa. Quando as células foram aplicadas em pacientes lesionados há mais de 467 dias, o tratamento não teve resultado tão eficiente.

“Nestes pacientes lesionados há mais tempo, estamos usando outras estratégias combinadas com outras células. Nosso objetivo é continuar explorando a eficácia destas combinações”, disse ao G1 Eva Sykova, pesquisadora e professora da Universidade Charles, da República Tcheca.

Segundo ela, mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem uma lesão na medula espinhal anualmente e aproximadamente 2,5 milhões ficam com a lesão permanente. No Brasil, o Censo de 2000 – último levantado com os dados sobre paraplegia e tetraplegia – registrou 24 milhões de casos. A cada ano, surgem mais 10 mil novos casos somente no Brasil.
Karina Cândido Especial para o G1

Nota boaspraticasfarmaceuticas: Este método não seria muito parecido com a AUTO IMUNOTERAPIA tão combatido pela categoria dos médicos......
 

Nenhum comentário: