7.19.2011

Vitamina C é essencial para a proteção de células do olho

Substância também pode ajudar no funcionamento de outras partes do cérebro

A vitamina C, conhecida por seu papel antioxidante, tem um papel protetor para as células nervosas do olho A vitamina C, conhecida por seu papel antioxidante, tem um papel protetor para as células
nervosas do olho 
A vitamina C, presente em frutas e vegetais, é fundamental para o funcionamento adequado das células nervosas do olho. A descoberta de uma equipe de cientistas da Universidade de Oregon, publicada no Journal of Neuroscience, leva a crer ainda que essa vitamina seja essencial para o funcionamento de outras partes do cérebro.
“Nós descobrimos que as células da retina precisam ser ‘banhadas’ em doses relativamente altas de vitamina c, por dentro e por fora, para funcionar adequadamente”, diz Henrique von Gersdorff, cientista sênior da universidade e co-autor da pesquisa. “Como a retina é uma parte do sistema nervoso central, isso sugere que há um papel importante para a vitamina C em todo o cérebro, em um grau que ainda não havíamos percebido.”
Atuação - O cérebro tem receptores especiais, chamados GABA, que ajudam a modular a rápida comunicação feita entre as células. Esse receptores agem como um “freio” inibitório sobre os neurônios do cérebro que provocam excitação. Os pesquisadores descobriram que os receptores gaba das células da retina pararam de funcionar adequadamente quando a vitamina C era removida.
“Como as células da retina são uma espécie de célula cerebral muito acessível, é provável que os receptores GABA de outras partes do cérebro também precisem de vitamina C para funcionar adequadamente”, diz von Gersdorff. De acordo com o pesquisador, uma vez que a vitamina C é um importante antioxidante natural, pode ser que ela preserve de forma essencial os receptores e as células de uma decomposição prematura.
A função exata da vitamina C no cérebro ainda não é bem compreendida pela ciência. Quando o corpo humano sofre privação de vitamina C, a vitamina fica no cérebro por mais tempo do que em qualquer outra parte do corpo. “Talvez o cérebro seja o último lugar que se queira ficar sem vitamina C”, diz von Gersdorff.
Pistas - A descoberta da equipe americana pode ainda oferecer pistas das razões pelas quais o escorbuto age da maneira que age. A doença, causada por uma deficiência grave da vitamina, tem como um de seus sintomas a depressão - que pode ser um resultado da falta de vitamina C no cérebro. Há ainda uma possível relação da deficiência da vitamina com outras doenças, como glaucoma e epilepsia. As duas condições são causadas por uma disfunção das células nervosas na retina e no cérebro, que se tornam excitadas em excesso porque, em parte, os receptores gaba podem não estar funcionando adequadamente.
“Talvez uma dieta rica em vitamina C possa ser neuroprotetora para a retina, especialmente para pessoas que são propensas ao glaucoma”, diz von Gersdorff. “Isso é uma especulação e ainda há muito para se aprender.” A pesquisa sobre a vitamina C foi feita com retinas de peixe, que tem a mesma estrutura geral biológica das retinas humanas.
Veja

Nenhum comentário: