8.10.2011

HOMENS ESTÃO CUIDANDO MAIS DAS ATIVIDADES DO LAR

Pesquisa indica que homens estão cuidando mais das atividades do lar

Novos e bons tempos

Os homens estão gastando mais tempo em atividades domésticas. Não, eles ainda não são donos de casa exemplares, mas mostram uma evolução surpreendente de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Segundo os dados da pesquisa, nos últimos 30 anos, os homens estão passando mais tempo cuidando da casa.

Segundo os jornais ingleses, Daily Mail e The Telegraph, em cada década a diferença de tempo gasto nas tarefas do lar entre homens e mulheres cai em 27 minutos. De acordo com a pesquisa, entre empregados e desempregados, as mulheres passam, em média, cinco horas e 55 minutos por dia entre emprego e afazeres do lar, e os homens, cinco horas e 37 minutos.

No entanto, com relação exclusivamente aos homens e mulheres que trabalham, o homem continua passando mais tempo no ambiente profissional que a mulher. Segundo dados do Office for National Statistics, um homem gasta uma média de 38,4 horas por semana no trabalho, em comparação com 33,3 horas de trabalho da mulher. Em casa, o homem gasta duas horas e 28 minutos para concluir as tarefas, enquanto a mulher quatro horas e 40 minutos.
Um dado interessante fica por conta do quesito jardinagem. De acordo com a pesquisa realizada com 211 homens e 132 mulheres, os homens que trabalham dispensam, por dia, mais tempo às plantas do que as mulheres. São exatos 12 minutos a mais no cuidado com o jardim. O tempo é menor, porém, com relação ao tempo gasto com animais: as mulheres gastam 7 minutos e os homens 6. 
Homens continuam passando menos tempo com as crianças. São 26 minutos contra 46 minutos delas. Na cozinha, o quadro é parecido. Os homens gastam 27 minutos e as mulheres 54. Já no quesito lavar roupa e limpeza da casa a diferença ainda é relevante: na primeira opção eles gastam 4 minutos, enquanto elas, 18 minutos. Na segunda opção os homens gastam 13 minutos e as mulheres 47.

Nenhum comentário: