8.09.2011

Saiba como evitar a gastrite

Em casos mais graves, e raros, a gastrite não tem cura e pode levar à morte por hemorragia. Na maioria dos casos, no entanto, a doença pode ser controlada por meio da mudança de hábitos alimentares, como ingerir menos café e bebidas alcoólicas. Antes disso, é importante identificar exatamente o tipo de gastrite. E há vários tipos: desde as provocadas por stress até as causadas por bactérias. 

Os modos para evitar a gastrite variam conforme o tipo de inflamação. O controle do estresse, a prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável são algumas das formas de prevenção indicadas.

Já nos casos provocados por bactéria, a preocupação deve ser com as condições sanitárias. “A transmissão geralmente ocorre através de alimentos contaminados ou do contato com pessoas portadoras desta bactéria”, orienta.

Riscos

Para o gastroenterologista, a maior preocupação é que a gastrite se torne crônica, pois dessa forma ela está associada ao câncer de estômago, a segunda causa de morte por câncer no mundo.

Oba diz que esse tipo de câncer começa com uma inflamação no estômago, ou seja, a própria gastrite. “Na presença dos fatores de risco, principalmente a bactéria H.pylorii, pode haver a evolução para gastrite crônica e depois para uma gastrite crônica com atrofia e metaplasia intestinal”, argumenta.

Segundo ele, a metaplasia é a transformação do epitélio do estômago em um epitélio semelhante ao do intestino. “Este tipo de alteração está relacionado com risco aumentado de câncer do estômago”, alerta.

Como fatores de risco associados a esse câncer, Oba aponta os genéticos - predominância entre os japoneses; os fatores ambientais - conservantes ou alimentos conservados com sal, consumo de tabaco, álcool e outras substâncias que irritam a mucosa do estômago; e a presença da bactéria Helicobacter pylorii.

O gastroenterologista afirma que o tratamento é feito com antibióticos. Segundo ele, o esquema mais utilizado é uma tríplice, que associa um inibidor de bomba de prótons a dois antibióticos, que devem ser ingeridos durante sete dias. “Este tratamento tem um índice de erradicação da bactéria acima de 80%”, afirma.

Serviço
Dr. Alberto Toshio Oba
Gastroenterologista
Saiba como evitar a gastrite
A gastrite é uma inflamação das mucosas do estomago. As causas são muitas: o uso do álcool, cigarro, café, que prejudicam os delicados tecidos de revestimento interno do aparelho digestivo, alimentos muito quentes, como o chimarrão, ou muito frios, medicamentos como antibióticos e aspirinas; alimentos ricos em proteína animal; ansiedades e problemas no sistema nervoso. Conheça algumas dicas importantes para evitar a azia, um dos piores incômodos que a gastrite pode provocar:
- Em períodos de estresse, ansiedade, pressão, agitação e medo, coma somente frutas ou tome sucos. Não use proteínas ou gorduras.
- Tome regularmente de 6 a 8 copos de água pura, por dia.
- Ao sentir os sintomas do mal, tome chá durante o dia no lugar de água e coma banana-maçã e mamão de 3 em 3 horas.
- Se tiver vontade de comer algo salgado, experimente ensopado de batata com hortaliças e óleo de oliva.
- Coma em horários regulares, três vezes ao dia, sendo a última refeição a mais leve, constituída apenas de frutas e pão torrado, 4 a 5 horas antes de se deitar.
- Não beba líquidos nas refeições.
- Mastigue bem os alimentos, como vagarosamente, em ambiente tranqüilo.
- Após a alimentação, caminhe respirando plenamente, de modo lento, para distrair a mente, sem forçar o físico.
- Abandone o uso do álcool, café, chás, fumo.
- Evite o uso do açúcar, carne, manteiga, frituras e condimentos.
- Beba dois copos de água morna, uma hora antes das refeições.
Sempre procure um médico especialista . Não se automedique (boaspraticasfarmaceuticas)




Nenhum comentário: