10.19.2011

SEXO PODE CAUSAR AMNÉSIA TEMPORÁRIA

faixa_saude.png
Sexo pode causar amnésia temporária
Apesar de muito raro, é possível perder a memória após o sexo. Saiba mais sobre a amnésia global transitória.

Quando alguém diz que não se lembra do que fez durante o sexo, tendemos a achar que é uma desculpa para não admitir algum comportamento sexual atípico ou embaraçoso. Mas, o que a grande maioria não sabe é que um tipo de amnésia pode ser a culpada por esta falta de memória que, de fato, pode acontecer. Estamos falando da amnésia global transitória. A descoberta foi feita após uma mulher norte-americana ser levada para o hospital após não se lembrar de ter relações sexuais com o marido.
Segundo o periódico The Journal of Emergency Medicine, esta amnésia aparece de repente e, geralmente, dura por algumas horas. De acordo com os médicos que atenderam a mulher, a amnésia global transitória apagou da memória da paciente qualquer ato feito em 24 horas. Após alguns exames, as memórias da paciente foram consideradas nebulosas.
De acordo com especialistas, atividades que exijam muito esforço e que façam com que o sangue que passa pelo pescoço chegue ao cérebro com pouco oxigênio pode ser a causa desta perda de memória temporária. A amnésia global transitória não tem efeitos colaterais sobre a pessoa, não há perda de identidade pessoal e acontece somente uma vez na vida.
Apesar deste estranho caso ter chamado atenção de pessoas em todo o mundo, perder a memória pode também ser sinal de uma doença grave e nem um pouco incomum: o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 Saiba mais sobre
Amnésia global transitória (TGA) é uma síndrome amnésica isolada com um  exame neurológico normal que busca que os doentes permaneçam alertas e comunicativos, sem perda de identidade pessoal, contudo, eles experienciam impressionantes perdas de memória para os acontecimentos recentes e uma menor capacidade de reter novas informações. TGA poderia ser desencadeada por congestão venosa e há indícios de associação entre pacientes com menor idade e história de enxaqueca. A maior parte dos últimos episódios tem taxa 2.12 h e os futuros amnésicos tem uma taxa de recorrência de eventos muito baixa.
Amnésia global transitória (TGA) é um tipo específico de desordem da memória caracterizada por episódios súbitos de amnésia anterógrada grave que duraram várias horas. Embora alarmantes para os pacientes e suas famílias, a amnésia é quase sempre benigna, raramente ocorrendo novamente, e quase nunca evoluindo para um completo acidente vascular cerebral.
Durante o ataque, não há sinais de confusão, alteração do nível de consciência ou apreensão nas atividades. Identificação pessoal do paciente permanece intacta como o motor, sensorial e ações reflexas. Embora pacientes geralmente lembrem das suas próprias identidades e possam reconhecer os familiares e até mesmo executar tarefas complexas, como dirigir um carro, muitas vezes são muito confusos e desorientados pelas suas imediações. Geralmente há um alto nível de ansiedade, agitação. Os doentes vão perguntar incessantemente as mesmas perguntas, uma e outra vez, geralmente dentro de poucos minutos após ter recebido uma resposta. Eles questionarão as suas circunstâncias imediatas que geralmente são por natureza orientar, por exemplo: "Que horas são?", "Onde estamos indo? ',' Quem está com eles?" ou "O que está acontecendo?". No entanto, uma vez que é dito, eles esquecem de responder imediatamente, e repetem a pergunta novamente. Esta perturbação é, normalmente, óbvia para quem está testemunhado, mas não para os próprios pacientes.
Etiologia
Uma série de estudos recentes com neuro-imagens latentes sugerem um envolvimento da área mesial temporal (a amígdala e o hipocampo) e / ou uma transitória ruptura do tálamo com o fluxo sangüíneo e mudanças hemodinâmicas confirmando transiente disfunção do lobo temporal medial durante a fase. Por mais que seja tão aguda a neuroimagem, muitos dados da etiologia e da pato-fisiologia da TGA permanecem incertos.
Aspectos clínicos
Pacientes mantém-se alertas e comunicativos, sem perda de identidade pessoal, contudo, eles experiênciam impressionante perda de memória para os acontecimentos recentes e uma diminuída capacidade de reter novas informações. Uma vez que os doentes não podem fixar novas memórias durante o ataque, eles nunca serão capazes de lembrar o episódio em si. Para além da amnésia o exame neurológico é normal, sem evidência de disfunções visuais, lingüísticas, motoras ou somato-sensoriais. Exame físico geral permanece normal. TGA geralmente ocorre em pessoas de idade superior a 50 anos [19,20] e tem uma incidência estimada de 23.5-32 por 100000 por ano [21].
Os fatores precipitantes
Fisher e Adams [3] e Caplan [22] descrevem várias situações precipitantes, tais como nadar em água fria, tomar uma ducha quente, relações sexuais, dor, stress emocional, angiografia, atividade física, e conduzir ou andar de automóvel. Um fator muitas vezes remoto pode ser notado nas semanas antes da TGA, a ansiedade,  resultante do conflito em casa ou no trabalho, problemas de saúde ou financeiros. Sintomas associados são essencialmente limitados a dor de cabeça, náuseas e vômitos. [20]
Duração e tempo de latência
A maior parte dos últimos episódios entre 2 e 12 h, [19], com a duração média de 5,6 h. [23,24] Uma minoria (~ 3%) dos últimos ataques <1 h. No final do ataque a capacidade de fixar novas memórias se recuperou gradualmente, deixando apenas um denso amnésico fosso para a duração do episódio e, muitas vezes, as horas que a antecederam. Estudos têm sugerido que a TGA ataca principalmente no início da manhã. [25-27]
Exame neuropsicológicos
Durante a fase aguda da TGA, avaliação neuropsicológica mostra um seletivo distúrbio de memória episódica, sem comprometimento das funções cognitivas gerais ou de outros componentes de memória, tais como a memória a curto prazo, memória semântica, memória procedimental ou memória implícita (memória de longo prazo, habilidades e procedimentos, ou o conhecimento de 'como fazer'), e priming [28,29] (Tabela 1). Metamemory (a consciência do que um deve saber) geralmente são preservadas explicando a reação característica do paciente ansioso. Cognitiva é limitada a amnésia sem apraxia ou afasia. Memória episódica é a mais afetada no sistema da TGA, indicadas por ambas as extensas e a amnésia anterógrada, e uma significativa amnésia retrógrada. [28,29] Contudo, a natureza exata da lesão nos processos de codificação de memória episódica ou de registro (transformação e combinação das informações recebidas); armazenamento (criação de um registro permanente da informação codificada); e a recuperação ou recordação (chamar de volta as informações armazenadas em resposta a algumas deixadas para uso em um processo ou atividade) permanece desconhecido. [28-31] No final do ataque, não existe um retorno rápido e quase completo da memória anterógrada. Em contrapartida, a memória retrograda demora mais para voltar ao normal, com memórias mais recentes e retornando o passado.
O diagnóstico diferencial
As principais condições que devem ser consideradas quando um paciente apresenta-se com um estado de aguda 'confusão' após excluídos os comuns estado metabólicos como hipoglicemia ou hiponatremia são: Em delírio, os sintomas geralmente se desenvolvem ao longo do dia e horas a flutuar normalmente com uma acentuada variabilidade na vigília. Função cognitiva é prejudicada pela memória, orientação, atenção e planejamento das competências. Os pacientes são geralmente desorientados para a hora do dia, data e local e comumente têm ilusões e alucinações. Alucinações visuais são características e sugerem fortemente delírios. A amnésia transitória epiléptica começa normalmente no final dos anos da meia idade. Os ataques ocorrem frequentemente em vigília, e envolve uma amnésia retrógrada e anterógrada. Os episódios são recorrentes. O diagnóstico baseia-se naquilo contado por testemunhas, a presença de anormalidades epileptiforme no EEG, e co-ocorrência de outras características clínicas da epilepsia (por exemplo, automatismos, alucinações olfativas) é uma boa resposta aos medicamentos anti-epilépticos. È comum em pessoas mais jovens e se caracteriza por uma extensa perda de memórias autobiográficas, incluindo a auto-identidade, no contexto de conservas de novas aprendizagens e ausência de questionamento repetitivo. Muitas vezes, é desencadeada por uma vida estressante. Pode ser confundida com ataques isquêmicos transitórios (Tias), como testemunha um relatório de distúrbios na memória temporária ou desorientação quando, na realidade, a pessoa pode estar sofrendo de afasia e não consegue expressar-se adequadamente . Este é geralmente associada a disfunções motoras e sensitivas, complexas crises parciais, muitas vezes são precipitadas por uma aura como uma sensação de déjà vu. A pessoa pode então ter sentimentos de medo, euforia ou depressão, bem como possíveis despersonalizações, e em seguida, ser incomodada. Muitas vezes doentes relatam uma visão num túnel ou uma mudança no tamanho dos objetos. Depois que a consciência da pessoa prejudicada pode exibir "automatismos" tais como mastigação do lábio, deglutição e despir-se.
Investigações
Normalmente TGA resolve-se dentro de si mesma substancialmente 4.8 h após e quase completamente por 24 h. Do mesmo modo, amnésia de menos de uma hora, sugere que a condição pode ser epiléticas na natureza, em vez de um TGA.
Se tempos particularmente na distribuição da circulação cerebral posterior, que podem apresentar-se com um estado amnésico, é suspeito de imagem cerebral, em seguida, deverá ser executado. Se for uma clínica possibilidade de apreensão, em seguida, EEG e ressonância magnética do cérebro devem ser realizados junto com um tratamento apropriado.
Tratamento e Prognóstico
Amnésia global transitória é uma doença benigna que não requer nenhum tratamento além da educação, a explicação, tranqüilização e apoio psicológico aos pacientes e seus familiares. TGA, deve-se sublinhar que, embora pareça ser ameaçadora, não é uma antecessora de um acidente vascular cerebral e, além disso, a taxa de recorrência de eventos futuros amnésicos é muito baixa especialmente quando a apresentação dos critérios de pureza preenchem a TGA. Como as recidivas são raras, inúmeras reavaliações geralmente não são indicadas.
Amnésia global transitória - Uma revisão. Raj Shekhar. Int J Clin Pract 62 (6) :939-942, 2008.
Traduzido e Adaptado por Paulo R. S. De Bittencourt

Nenhum comentário: